Hospital de Santo António já realiza cirurgias urológicas assistidas por robot

O Hospital de Santo António é o primeiro hospital em Portugal a realizar cirurgias urológicas assistidas por robot.

Saiba como funciona esta nova tecnologia.

Hospital de Santo António é o primeiro em Portugal a disponibilizar tecnologia de cirurgia urológica assistida por robot

O Centro Hospitalar Universitário de Santo António (CHUdSA) adquiriu um sistema de cirurgia assistida por robot (RAS) da Medtronic e é o primeiro hospital em Portugal e um dos poucos da Península Ibérica a dispor deste sistema.

As primeiras intervenções foram realizadas ontem para tratar cancro da próstata, abrindo caminho para cirurgias mais eficazes e seguras em várias áreas.

Este sistema, ontem inaugurado, foi projetado para oferecer uma maior segurança aos doentes, maior eficácia nos procedimentos cirúrgicos e uma recuperação consideravelmente mais rápida com menor internamento hospitalar.

O Hospital de Santo António está ainda a desenvolver uma solução digital para envolvimento dos utentes sujeitos a um procedimento robótico. Esta aplicação permitirá ao doente comunicar com a sua equipa clínica enquanto está fora do hospital, antes e depois da cirurgia, assim como consultar conteúdos sobre o procedimento a que irá ser submetido.

As equipas clínicas podem também acompanhar a condição clínica de cada doente durante todo o seu percurso e recolher dados para aferição de resultados clínicos e de experiência do mesmo.

Esta aposta permite continuar o trabalho que sido feito para a melhoria dos cuidados de saúde no setor público. Através do acesso de todos os doentes à melhor tecnologia, aliado ao conhecimento dos profissionais de saúde, garantimos que os procedimentos são mais eficientes e seguros. Além da urologia, esta é uma tecnologia que vai utilizada em procedimentos de cirurgia geral e ginecologia, sendo que a sua introdução nestas especialidades será realizada de forma gradual nas próximas semanas.

Avelino Fraga, diretor do Serviço de Urologia e responsável pelo programa de Cirurgia Robótica do Hospital de Santo António
hospital de santo antonio operacoes robot
Publicidade

Como funciona este sistema robótico?

O sistema robótico consiste em vários braços mecânicos modulares, com pequenas ferramentas nas suas extremidades, que são controladas pelo cirurgião através de uma consola aberta que dispõe de punhos semelhantes  à cirurgia laparoscópica, facilitando e tornando a curva de aprendizagem mais rápida aos cirurgiões.

Quando comparado com as técnicas convencionais, o robot reproduz os movimentos do cirurgião com mais controlo, maior precisão e maior flexibilidade.

Esta é uma solução de cirurgia laparoscópica assistida por robótica e projetada para expandir o acesso a este tipo de intervenções e trazer os benefícios da cirurgia minimamente invasiva a mais cirurgiões e doentes.

Tem potencial para padronizar procedimentos, reduzir a variabilidade, melhorar resultados e reduzir os custos no geral. Pode ser facilmente movido entre salas de cirurgia, possui características de design inovadoras e combina tecnologias cirúrgicas confiáveis, visualização 3D de alta-definição e uma poderosa solução de captura de vídeo cirúrgico com possibilidade de cirurgia à distância.

Através desta abordagem minimamente invasiva, é possível reduzir o risco de infeções, as complicações e o tempo de recuperação, permitindo alocar de forma mais proveitosa os recursos do hospital, principalmente no que diz respeito ao pós-operatório, diminuindo os custos, tanto para o doente como para o Sistema Nacional de Saúde.

Avelino Fraga, diretor do Serviço de Urologia e responsável pelo programa de Cirurgia Robótica do CHUdSA

Atualmente, a maior parte das cirurgias realizadas são já por via minimamente invasiva (laparoscopia e endoscopia) mas só cerca de 3% das cirurgias são realizadas por robot apesar de este tipo de procedimento oferecer aos doentes menos complicações, menor período de internamento e regresso mais rápido à atividade normal.

Através desta aposta, o Hospital de Santo António é pioneiro no país no que diz respeito a cirurgia assistida por este robot, contribuindo para uma melhoria da qualidade dos cuidados prestados à população e mantendo a modernização do SNS, cativando para a instituição os seus profissionais.

Participe no passatempo:
passatempo xiaomi smart band 8

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory