Hospital Garcia de Orta e Hospital Santa Maria usam solução IoT Vodafone para ajudar no combate à pandemia

O Covid-19 trouxe-nos, nos últimos meses, um dos maiores desafios que há memória. Além de obrigar a um confinamento em grande escala, afetou gravemente os cuidados sanitários e a economia de cada país.

Embora em Portugal não se tenha verificado um colapso do sistema de saúde, várias foram as pessoas que infetadas com o vírus e que necessitaram de internamento ou de acompanhamento médico.

Para apoiar nessas situações, a Vodafone desenvolveu uma solução de monitorização por IoT que está já a ser usada nos hospitais Garcia de Orta, em Almada, e Santa Maria, em Lisboa.

Solução de monitorização remota da Vodafone ajuda no combate à pandemia

Esta nova solução da Vodafone foi desenhada com o contributo direto da Equipa Médica do Hospital Garcia de Orta, entidade que em 2015 foi percursora da introdução da Hospitalização Domiciliária em Portugal, e que atualmente se mantém como referência pela procura permanente de inovação nesta área da Saúde.

Na prática, os doentes infetados com Covid-19 que, após receberem tratamento hospitalar, cumpram os requisitos médicos para continuar a terapêutica em casa, levam consigo um kit médico: um tablet, um termómetro, um oxímetro, um medidor de tensão, uma balança, um glucómetro e um botão de pânico, para que possam sentir-se sempre acompanhados por um profissional de saúde ou por um cuidador profissional.

tecnologia iot vodafone combate covid-19
Publicidade

Todos os sensores estão ligados a um Health Hub, não precisam de ser emparelhados, e ligam-se automaticamente, não exigindo conhecimentos técnicos aos utilizadores. A solução funciona mesmo se o tablet estiver desligado ou sem bateria. A “enfermeira virtual” dá todas as indicações necessárias para garantir que a monitorização do estado de saúde do doente é efetuada de forma correta.

A solução de assistência ambulatória, desenvolvida pela Vodafone Portugal em parceria com a Thinkdigital e com a LeanHealth, tem como objetivo contribuir para acelerar a estratégia de Hospitalização Domiciliária no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

tecnologia iot vodafone combate covid-19

No próximo dia 25 de junho, a Vodafone Portugal organiza um webinar sobre Hospitalização Domiciliária. Este debate, que pode ser assistido através do link , contará com a participação de especialistas de diferentes países que partilharão a sua visão, experiências e perspetivas de futuro não só em Portugal, como em outros países europeus.

glorious forge globaldata

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory