fbpx

Hospital Garcia de Orta e Hospital Santa Maria usam solução IoT Vodafone para ajudar no combate à pandemia

O Covid-19 trouxe-nos, nos últimos meses, um dos maiores desafios que há memória. Além de obrigar a um confinamento em grande escala, afetou gravemente os cuidados sanitários e a economia de cada país.

Embora em Portugal não se tenha verificado um colapso do sistema de saúde, várias foram as pessoas que infetadas com o vírus e que necessitaram de internamento ou de acompanhamento médico.

Para apoiar nessas situações, a Vodafone desenvolveu uma solução de monitorização por IoT que está já a ser usada nos hospitais Garcia de Orta, em Almada, e Santa Maria, em Lisboa.

Solução de monitorização remota da Vodafone ajuda no combate à pandemia

Esta nova solução da Vodafone foi desenhada com o contributo direto da Equipa Médica do Hospital Garcia de Orta, entidade que em 2015 foi percursora da introdução da Hospitalização Domiciliária em Portugal, e que atualmente se mantém como referência pela procura permanente de inovação nesta área da Saúde.

Na prática, os doentes infetados com Covid-19 que, após receberem tratamento hospitalar, cumpram os requisitos médicos para continuar a terapêutica em casa, levam consigo um kit médico: um tablet, um termómetro, um oxímetro, um medidor de tensão, uma balança, um glucómetro e um botão de pânico, para que possam sentir-se sempre acompanhados por um profissional de saúde ou por um cuidador profissional.

tecnologia iot vodafone combate covid-19
Publicidade

Todos os sensores estão ligados a um Health Hub, não precisam de ser emparelhados, e ligam-se automaticamente, não exigindo conhecimentos técnicos aos utilizadores. A solução funciona mesmo se o tablet estiver desligado ou sem bateria. A “enfermeira virtual” dá todas as indicações necessárias para garantir que a monitorização do estado de saúde do doente é efetuada de forma correta.

A solução de assistência ambulatória, desenvolvida pela Vodafone Portugal em parceria com a Thinkdigital e com a LeanHealth, tem como objetivo contribuir para acelerar a estratégia de Hospitalização Domiciliária no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

tecnologia iot vodafone combate covid-19

No próximo dia 25 de junho, a Vodafone Portugal organiza um webinar sobre Hospitalização Domiciliária. Este debate, que pode ser assistido através do link , contará com a participação de especialistas de diferentes países que partilharão a sua visão, experiências e perspetivas de futuro não só em Portugal, como em outros países europeus.

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Publicidade