Análise HP Pavilion 14 dv0001np – a produtividade na ponta dos dedos

O HP Pavilion 14 foi pensado para oferecer um desempenho de topo num formato mais compacto de forma a que possa ser transportado para qualquer sítio.

O corpo metalizado vai chamar a atenção em qualquer lugar além de transmitir a robustez que a marca quer oferecer com o HP Pavilion 14 para que possamos trabalhar em qualquer lugar do mundo sem nos preocuparmos com autonomia, pequenos deslizes ou com a falta de performance.

HP Pavilion 14 - dv0001np
Publicidade

Uma visão geral do HP Pavilion 14 – dv0001np (2Q3E6EA)

O HP Pavilion 14 tem um corpo metálico de dimensões agradáveis para o transporte, contando com 32,5 x 21,66 x 1,7. Isto significa que se trata de um computador generosamente fino e com um peso de 1,41 kg, tornando-se num computador bastante fácil de transportar mesmo que não seja o mais leve do mercado.

No interior encontramos um processador Intel i7 de 11ª geração com 2.80GHz e uma memória RAM de 16GB. A nível gráfico encontramos o HP Pavilion 14 tem no interior uma Intel® Iris® Xᵉ Graphics e para o armazenamento interno do computador podemos estar descansados que a HP incorporou um SSD de 1TB para que não haja falta de espaço.

HP Pavilion 14 - dv0001np

O ecrã tem o tamanho que, para nós, poderá ser chamado o “sweet spot” nos portáteis. São 14 polegadas de ecrã FHD, IPS, com um tratamento antirreflexo, um brilho máximo de 250 nits e uma moldura não muito grande para que seja uma experiência de utilização mais agradável à vista.

No entanto, este é um ponto que, em termos de design, não nos agradou a 100%. Tendo em conta o design geral do equipamento, a construção do mesmo, e o conjunto completo, a moldura plástica em torno do ecrã torna-o um computador muito semelhante a tantos outros do mercado e tira-lhe um pouco do ar premium que oferece.

Em termos de ligações o HP Pavilion 14 vem bastante completo. Do lado esquerdo encontramos a entrada para fones tradicional, jack 3.5, que poderá ser um grande bónus para muitas pessoas, e ainda uma porta USB.

HP Pavilion 14 - dv0001np

Do lado direito temos a entrada do carregador próprio da HP, uma porta HDMI acompanhada por uma segunda porta USB e ainda uma entrada USB-C que, infelizmente, não serve para carregar o portátil uma vez que o transformador que vem a acompanhar o equipamento não está preparado para esta entrada.

Um ponto interessante no computador é que traz um leitor de cartões microSD. É positivo vermos este leitor num portátil, que hoje em dia não é algo garantido, mas por outro lado poderia ser um leitor SD que permite uma maior versatilidade para cartões de memória tanto de telemóveis, gravadores ou de câmaras fotográficas.

HP Pavilion 14 - dv0001np

O HP Pavilion 14 conta ainda com um pequeno leitor de impressões digitais, que durante os testes não falhou uma única vez, e o áudio mantém a parceria com a B&O e faz-se notar a diferença quando comparado com outros equipamentos. A câmara do computador é bastante tradicional, com resolução HD 720p com dois conjuntos de microfones digitais integrados, uma combinação que para as reuniões no Zoom ou no Teams fazem o trabalho sem qualquer problema.

O dia a dia com o HP Pavilion 14

Num cenário normal, o HP Pavilion 14 mostrou-se extremamente capaz para diversas funções a que foi submetido.

A nível de transporte é fácil de o levar para qualquer lugar. Seja na mão ou numa mochila, não sendo um computador de dimensões grandes facilmente pegamos nele e seguimos caminho.

HP Pavilion 14 - dv0001np

Um ponto que nos agradou bastante, tendo em conta os textos que são escritos por nós, foi o teclado do computador. Não são peças de metal como o resto do corpo, mas são um plástico agradável ao toque e à vista que tem retro iluminação para ajudar nos ambientes mais escuros.

O teclado é confortável de utilizar sem que seja necessário muita adaptação pois as teclas estão bem espaçadas e oferecem um “clique” agradável e confortável.

Em termos de trabalho, este foi despachado sem dificuldades. Fossem “mil” separadores abertos no chrome, com documentos abertos para análise de dados, ou então algumas edições e correções em photoshop, o HP Pavilion 14 portou-se sempre muito bem e sem qualquer arrasto nas tarefas.

HP Pavilion 14 - dv0001np

O trackpad tem um tamanho confortável de ser utilizado. Durante o período de testes tentámos recorrer apenas ao HP Pavilion 14, sem acessórios extra, portanto na grande maioria foi utilizado o rato do computador. O trackpad permite utilizar até 4 dedos em simultâneo para realizar diversos gestos e atalhos durante a utilização.

Bateria para um dia de trabalho

Um computador portátil com tudo indicado para ser um aliado perfeito para o trabalho, tem de oferecer uma autonomia que garanta um dia de trabalho completo sem medos. Neste caso, é exatamente isso que a HP oferece aos consumidores mais focados num tipo de utilização simples e focados na escrita de texto, leitura de emails e outras atividades mais básicas.

HP Pavilion 14 - dv0001np

Nas características anunciadas pela marca, são prometidas até 8 horas e 15 minutos de utilização. Como todos sabemos, estes valores são sempre uma estimativa que as marcas criam e, dependendo do cenário de utilização, podem nem sempre corresponder à verdade.

Com o HP Pavilion 14, tivemos os dois cenários. Nos dias de utilização simples, com alguns textos escritos, alguns emails tratados, navegações do dia a dia pela internet e sempre acompanhados por uma boa música, a bateria conseguiu aguentar-se mais que o tempo estimado (com algumas suspensões do equipamento pelo meio).

HP Pavilion 14 - dv0001np

Já nos dias que envolveram mais edição de imagem e nos quais o brilho do ecrã tenha de estar elevado para compensar a luz forte do exterior, como seria de esperar, os números atingidos foram mais baixos que os anunciados, prendendo-se ali nas 6 horas de utilização (mais ou menos). No entanto, continua a ser uma boa autonomia para cenários que vão além da escrita de texto e análise de dados.

Em resumo, a autonomia do HP Pavilion 14 aguenta bem um dia de trabalho tradicional, ficando apenas abaixo do necessário com tarefas mais pesadas e brilhos de ecrã mais elevados. No entanto, os valores podem sempre variar (para melhor ou para pior) consoante as definições utilizadas por cada pessoa.

Som envolvente

Apesar de não ser o foco principal do computador, temos de destacar a satisfação que nos deu termos um som com boa qualidade neste computador.

A parceria da HP com a Bangs & Olufsen já não é algo novo, mas parece estar a correr na perfeição.

HP Pavilion 14 - dv0001np

Comparando com outros modelos do mercado e de diversas marcas, nota-se muito bem a diferença na qualidade de som que o HP Pavilion 14 nos oferece quando colocado numa superfície adequada (as colunas estão na parte debaixo do computador, acabando por ficar um pouco abafadas quando utilizamos o computador, por exemplo, em cima das pernas).

O som que obtemos é alto, sem distorções envolvidas e com um bom equilíbrio entre graves e agudos.

Veredito final

O HP Pavilion 14 – dv0001np mostrou-se um equipamento extremamente capaz e com a robustez necessária para aguentar uns largos anos de utilização sem dar problemas ao utilizador.

Com um aspeto cuidado, um peso aceitável e um corpo metalizado, trespassa a confiança de ser um computador para durar. Isto aliado ao tamanho ideal para transportar, o processamento mais que suficiente para a maioria dos utilizadores e a capacidade de se aguentar um dia inteiro a funcionar sem estar dependente do carregador, torna este portátil um caso a ponderar se estivermos a pensar fazer um investimento para os próximos anos de trabalho (e lazer).

HP Pavilion 14 - dv0001np

O HP Pavilion 14 – dv0001np encontra-se à venda em diversos revendedores por um PVP de 999.99€.

Agradecemos à HP por nos ter disponibilizado o equipamento para testes.

HP Pavilion 14 - dv0001np (2Q3E6EA)

999.99€
9.1

Qualidade de Construção

10.0/10

Som

9.0/10

Autonomia

9.0/10

Performance

9.0/10

Design

8.5/10

Pros

  • Construção metalizada robusta
  • Autonomia
  • Som B&O
  • Teclado confortável para escrita

Contras

  • Leitor de cartões microSD em vez de SD
  • Moldura em plástico preto em torno do ecrã

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory