HP lança os primeiros PCs empresariais capazes resistir a hacking com computadores quânticos

O potencial surgimento de computadores quânticos capazes de alterar a criptografia assimétrica colocará todo o mundo digital em risco e está a tornar-se cada vez mais plausível a cada dia que passa. Por esta razão, na Conferência Anual de Parceiros 2024, a HP anunciou os primeiros PCs empresariais do mundo que protegem o firmware contra ataques de computadores quânticos .

Com a atualização do chip Endpoint Security Controller (ESC) incorporado em PCs selecionados da HP, é possível oferecer aos clientes uma segurança mais avançada que garante a capacidade de gestão e a proteção de dados sensíveis e regulados.

HP Envy x360 2-em-1
Publicidade

Esta proteção tornar-se-á progressivamente mais importante à medida que o espetro dos ataques de computadores quânticos se aproxima a cada ano que passa.

O enigma criptográfico da computação quântica

Os estudos mostram que 27% dos especialistas pensam que poderá existir uma probabilidade de 50% de surgir um computador quântico com funcionalidade criptográficas(CRQC) até 2033. Quando isto ocorrer, a segurança das assinaturas digitais existentes no firmware e no software será posta em causa e a confiança digital irá ser abalada.

Ainda assim, migrar todo o mundo digital para uma nova norma criptográfica é uma tarefa gigantesca. E embora o software possa ser atualizado, o hardware não pode. E isso inclui alguma da criptografia que protege o firmware do PC. Sem proteções criptográficas, nenhum dispositivo estaria seguro – os atacantes poderiam aceder e modificar o firmware subjacente e obter o controlo total do dispositivo.

lock seguranca ransomware ciberseguranca malware sophos digital security

Está a crescer o ímpeto para evitar estas ameaças. Por exemplo, as orientações do governo holandês no manual de migração da criptografia pós-quântica (PQC) identificam os fornecedores de infraestruturas críticas como adotantes urgentes que não podem esperar muito mais tempo para começarem a trabalhar na migração para a PQC.

Nos EUA, o Governo apresentou recomendações específicas sobre a migração para algoritmos criptográficos resistentes à quântica para assinatura de firmware, recomendando que a criptografia resistente à quântica seja utilizada a partir de 2025 e exigida a partir de 2030 para sistemas sensíveis.

HP explica como proteger os seus equipamentos para o futuro

Ao incorporar a proteção contra ataques de computadores quânticos ao nível do chip, a HP está hoje a estabelecer um novo padrão de segurança de hardware e firmware com o chip ESC de 5ª geração. Ao isolar o chip do processador e do sistema operativo, o ESC fornece uma plataforma de hardware que reduz o risco de violações de dados e melhora a produtividade ao evitar períodos de inatividade.

Com os típicos ciclos de atualização dos PCs a cada 3 a 5 anos, e com a tendência mais ampla para prolongar a vida útil do hardware para melhorar a sustentabilidade, a migração para a criptografia pós-quântica tem de começar agora. Com a atualização do ESC 2024, o hardware estará pronto para proteger a integridade do firmware do PC com criptografia resistente à quântica, proporcionando uma base segura antes das atualizações das implementações de software da criptografia nos PCs no futuro.

1516609205354 jpeg hp

Embora a HP esteja a introduzir esta nova proteção para a integridade do firmware do PC, recomendamos que os clientes comecem a avaliar como e quando começar a migrar todos os outros aspetos dos seus sistemas de informação para a criptografia resistente ao quantum. Na HP, recomendamos três passos para iniciar o planeamento:

cibercrime ciberseguranca hackers internet ransomware malware
  1. Identifique os casos de utilização de maior prioridade na sua empresa.
  2. Discuta com os seus fornecedores de tecnologia os planos dos fornecedores para a migração para proteções resistentes à quântica nos produtos e soluções que utiliza.
  3. Assegure-se de que tem um plano de proteção contra a ameaça quântica no período que necessita.

Artigo escrito por Ian Pratt, Diretor Global de Segurança para Sistemas Pessoais da HP.

Participe no passatempo:
passatempo xiaomi smart band 8

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory