Análise HP ProBook 635 Aero G8 – um portátil AMD para profissionais

A HP tem diversos computadores portáteis pensados para diferentes tipos de utilizador e, também, para diversos mercados. No entanto, o HP ProBook 635 Aero G8 é um equipamento pensado para o mercado profissional, mas não é exclusivo deste.

A junção das diversas características do computador acabamos por estar em frente a um equipamento pensado para ser profissional mas com capacidades para se adaptar a qualquer tipo de utilizador, dos mais simples aos mais exigentes.

HP ProBook 635 Aero G8
Publicidade

Características do HP ProBook 635 Aero G8

O HP ProBook 635 Aero G8 é um computador com um aspeto muito elegante. O corpo é metálico e com acabamentos bem pensados para que se torne fácil de transportar enquanto transmite confiança no material utilizado.

O computador mostra-se robusto para levar consigo mantendo um aspeto elegante e discreto que em nada aparenta ser a máquina que se mostrou nos testes.

HP ProBook 635 Aero G8

Dentro do HP ProBook 635 Aero G8 encontramos processador AMD Ryzen 7 PRO 5850U com Radeon Graphics 1.90 GHz ainda com 16GB de RAM. Para suportar toda a informação contamos ainda com 512GB de memória interna SSD.

Equipado com o sistema Windows Hello podemos iniciar sessão no portátil através do reconhecimento facial (que podemos adiantar que funciona muito bem e nunca falhou durante os testes) ou podemos recorrer ao leitor de impressões digitais colocado discretamente num recorte quadrado no canto inferior esquerdo do equipamento.

HP ProBook 635 Aero G8

O trackpad do HP ProBook 635 Aero G8 é grande o suficiente para poder ser utilizado de forma confortável. As colunas do equipamento são duas e estão colocadas nas laterais do teclado, numa grelha fina e que não tira o design elegante de todo o equipamento.

O ecrã do HP ProBook 635 Aero G8 é de 13.3 polegadas com um acabamento anti-reflexo capaz de atingir os 1000 nits de brilho máximo, isto permite que se consiga utilizar o computador no exterior sem grandes problemas.

Ligações disponíveis

O HP ProBook 635 Aero G8 vem equipado com diversas ligações que podem ser mais que suficientes para uma utilização mais simples, no entanto, podem não ser as suficientes em alguns casos concretos.

Isto porque à esquerda do equipamento encontramos duas portas USB-A, a entrada convencional Jack 3.5 para ligarmos qualquer tipo de fones mais tradicionais e ainda a ranhura para prender um cadeado adequado.

HP ProBook 635 Aero G8

À direita do equipamento encontramos a entrada de carregamento tradicional da HP, uma porta HDMI, uma porta USB-C e ainda uma ranhura para colocar um cartão de rede para que o computador possa estar sempre ligado à internet mesmo que esteja num sítio sem wi-fi ou com uma ligação que poderá não ser a mais segura.

Mais uma ou duas portas USB-C podiam vir a dar jeito neste equipamento uma vez que, no nosso caso, o carregador ligava à única porta USB-C disponível, impossibilitando utilizar a porta para outra funcionalidade sem recorrer a um adaptador.

HP ProBook 635 Aero G8

HP Wolf Security

O HP ProBook 635 Aero G8 vem de origem com o HP Wolf Security, uma solução integrada da empresa que oferece uma camada de proteção extra contra os ataques informáticos.

Com o constante aumento de ataques informáticos no mercado, em especial desde o início da pandemia COVID-19, é positivo ligarmos o computador e logo de origem contemplarmos uma camada extra de segurança pensada pelo fabricante e adaptada ao equipamento em questão.

image HP ProBook 635

Sendo o HP ProBook 635 Aero G8 pensado para a linha profissional, torna-se ainda mais relevante manter a proteção como um dos pontos principais em destaque.

Segundo a empresa, o serviço HP Wolf Security oferece uma proteção de endpoint robusta, integrada nos PC e impressoras HP com várias camadas de segurança abaixo, ao nível e acima do SO.

Áudio adequado à gama

O HP ProBook 635 Aero G8 não é um computador pensado, à partida, para o entretenimento e, portanto, este não é um dos casos em que vemos aplicada a parceria entre a HP e a B&O para oferecer um som de maior qualidade aos consumidores.

HP ProBook 635 Aero G8

Apesar disso, as duas colunas posicionadas ao lado do teclado conseguem oferecer um som agradável e bem distribuído, no entanto sente-se a diferença.

Podemos perceber que existe um controlo inferior no som, os graves não são tão trabalhados como noutros equipamentos da marca, mas as colunas acabam por fazer um bom trabalho e vão ser mais que suficientes para a maioria dos utilizadores.

O dia a dia com o HP ProBook 635 Aero G8

Tanto para momentos de trabalho como momentos de lazer, o HP ProBook 635 Aero G8 mostrou-se um companheiro fiel e capaz.

O teclado do computador, de plástico e com iluminação, é extremamente confortável para longas horas de escrita seguidas. Não é dos teclados mais barulhentos nem dos mais suaves, mas torna-se um equilíbrio muito bom para escrever sem erros e sem problemas de espaço.

HP ProBook 635 Aero G8

Com cerca de 1.70kg não está perto de ser o computador mais leve que já nos passou pelas mãos, mas como tem um design ergonómico e bastante confortável torna-se fácil de transportar e acaba por não parecer tão pesado como os valores indicam.

O HP ProBook 635 Aero G8 aguentou sem grandes problemas pequenas edições de imagem aliadas a muito trabalho de secretária. O facto de ter componentes AMD no interior poderia implicar, como muito se gosta de falar na Internet, um aquecimento acima do habitual no computador, no entanto, isto não se verificou. O ProBook aguentou bem qualquer tarefa a que foi submetido sem aquecer em demasia e, ao dispararem, as ventoinhas não se mostraram nada ruidosas.

Autonomia de campeão

Chegamos a um ponto que nos surpreendeu pela positiva. A autonomia do HP ProBook 635 Aero G8 foi sem dúvida alguma uma surpresa.

HP ProBook 635 Aero G8

Tratando-se de um computador elegante e portátil não estávamos a contar com uma autonomia acima do normal para estas gamas de computadores, no entanto, estávamos enganados. Claro que vai sempre depender das configurações e da utilização, mas não houve um único dia que o HP ProBook 635 Aero G8 não tenha aguentado para mais que um dia de trabalho.

Mesmo nos dias mais puxados, em que aumentámos o brilho acima do normal, com música a reproduzir, montes de textos e alguma edição, a bateria aguentou-se bem sem a necessidade de carga até à noite.

HP ProBook 635 Aero G8

O carregamento consegue ser rápido o suficiente para ganhar energia para mais umas horas com apenas uns minutos ligado à corrente.

Veredito final

O HP ProBook 635 Aero G8 mostrou-se uma opção que não tínhamos em conta mesmo para computador pessoal. Desenhado para a gama profissional mas com um aspeto bastante apelativo e um conjunto de funcionalidade aliciantes, torna-se o companheiro quase perfeito para o dia a dia de qualquer utilizador (sem contar com o mercado da edição de imagem ou programação).

HP ProBook 635 Aero G8

O HP ProBook 635 Aero G8 é fácil de transportar e oferece uma autonomia melhor que o esperado e que consegue superar outros concorrentes do mercado. O teclado é extremamente confortável e problemas de velocidade ou de aquecimento não foram visíveis durante os testes que realizamos.

O ponto mais fraco é, sem dúvida alguma, o som do computador. Isto apenas porque sabemos que a HP consegue fazer melhor (e já vimos isso na análise ao HP Pavilion 14 – dv0001np), no entanto, não deixa de ser um computador com umas colunas generosas e bem localizadas de forma a que o som consiga ser distribuído sem problemas e mais bem localizadas pois em vez de estarem na parte de baixo do computador estão colocadas ao lado do teclado.

O sistema de segurança extra integrado deixa o utilizador ligeiramente mais descansado quanto a possíveis ataques informáticos mostrando que a HP se preocupa cada vez mais com a segurança dos seus utilizadores. Aliado ao HP Wolf Security temos ainda o HP Sure Start que consegue detetar automaticamente e recuperar de forma rápida e eficaz de um ataque ou corrupção feito à BIOS do computador sem que exista a necessidade de intervenção física no computador.

HP ProBook 635 Aero G8

De forma geral, estamos perante um computador bem estruturado e pensado que se consegue adaptar ao mercado profissional de forma fácil assim como pode ser utilizado como se fosse um computador normal e corrente do dia a dia.

O HP ProBook 635 Aero G8 pode ser adquirido por um PVP de 999€.

HP ProBook 635 Aero G8

999€
9.2

Qualidade de construção

10.0/10

Som

8.0/10

Autonomia

10.0/10

Performance

9.0/10

Design

9.0/10

Pros

  • Autonomia acima do esperado
  • Sistema HP Wolf Security

Contras

  • Som abaixo daquilo que a marca consegue oferecer
  • Uma única porta USB-C que fica ocupada com o carregador
nordvpn black friday campanha

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory