Huawei lança beta da HarmonyOS Next para marcar separação do Android

Depois de anunciada há alguns meses, a Huawei lançou a primeira beta do HarmonyOS Next.

Novo sistema operativo pretende marcar uma separação definitiva do Android e já não suporta ficheiros APK.

harmonyos next
Publicidade

HarmonyOS Next não suporta ficheiros APK e afasta-se por completo do Android

Depois de perder acesso à tecnologia americana em 2019, a Huawei tem realizado um percurso penoso para manter-se ativa no mercado dos smartphones.

Começou por perder praticamente toda a quota que tinha no mercado global e deixou praticamente de conseguir produzir smartphones, uma realidade que tem sido alterada nos últimos tempos.

Fruto de uma estratégia de capacitação interna, a marca chinesa caminha hoje para uma independência de fornecedores externos, algo provado com o sucesso de vendas da série Huawei Mate 60 e Huawei Pura 70, tendo já sido vendidos stocks enormes destes equipamentos.

Huawei mate 50 pro analise

Além do hardware, a Huawei pretende agora também marcar uma separação definitiva no campo do software e, para isso, lançou hoje a primeira beta do HarmonyOS Next, um novo sistema operativo que já não suporta ficheiros APK e que provoca uma cisão completa com o sistema operativo da Google.

Segundo a marca chinesa, o HarmonyOS Next é um sistema operativo de desenvolvimento próprio com uma SDK da Huawei e desenvolvido sob código aberto.

Este sistema diz assim adeus ao Linux e abraça o Open Harmony que promete ser 3x mais eficiente que o Linux.

Quando comparado à versão atual de HarmonyOS, a marca afirma que o Next é 30% mais eficiente e 20% mais eficaz a nível energético.

harmonyos next smartphone

A acompanhar esta 1ª beta vem também as funcionalidades de inteligência da Huawei, ao qual a marca chinesa chamou Huawei Intelligence numa clara alusão à tecnologia da Apple.

Com esta tecnologia IA os smartphones da marca poderão gerar imagens por IA e o assistente virtual Celia está muito mais evoluído. Por agora não se conhecem muito mais detalhes destas funcionalidades.

O HarmonyOS Next foi lançado na China e não há, para já, planos para a sua integração no mercado global.

Aproveite a campanha:
bluetti prime day

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X