Huawei inaugura novo Laboratório de Saúde na Europa

A Huawei acaba de inaugurar em Helsínquia, na Finlândia, o Huawei Health Lab, dedicado à investigação tecnológica no campo da saúde e bem-estar.

Com quase mil metros quadrados, o novo laboratório está equipado com uma gama diversificada de equipamentos desportivos de última geração.

Reconhecendo a necessidade crescente no mercado da saúde e do fitness, a Huawei está empenhada em aprofundar a investigação sobre algoritmos de monitorização de saúde e bem-estar através das suas tecnologias wearable.

huawei centro de saude esqui
Publicidade

Esta constatação levou à criação de três Huawei Health Labs em todo o mundo desde 2016: Xi’an e Songshan Lakes, ambos na China, e agora um em Helsínquia, na Finlândia.

O espaço agora inaugurado conta com uma equipa de investigação científica multidisciplinar, composta por seis doutorados e 20 especialistas, formados em sete países da União Europeia, de cinco grandes áreas: fisiologia, Inteligência Artificial (IA), aprendizagem automática, testes de software e engenharia de software. Isto garante que todas as áreas de investigação no domínio do desporto e da saúde atingem os padrões de qualidade mais avançados do mundo.

huawei centro de saude piscina

Centros de teste e simulação desportiva de classe mundial

O laboratório conta com ambientes e cenários desportivos realistas em cinco grandes áreas de ensaio, que abrangem mais de 20 desportos e monitorizam mais de 200 indicadores fisiológicos e biomecânicos.

As cinco principais áreas incluem uma piscina de contracorrente, um simulador de ski, uma passadeira multifuncional, um tapete rolante equipado com um sistema de controlo e uma área de ginásio aberta que inclui vários exercícios cardiovasculares.

O desempenho é medido tanto pela maquinaria altamente avançada, como pelos mais recentes dispositivos wearables da Huawei, como o Huawei Watch GT 4.

A piscina de contracorrente, construída pela Huawei em conformidade com normas profissionais, garante que os nadadores podem ser avaliados com exatidão no desempenho da natação.

A piscina está equipada com jatos de água dinâmicos, que podem produzir um caudal de corrente controlável, e também permite alterar a temperatura e a qualidade da água.

huawei centro de saude piscina

Relativamente ao simulador de ski, um dos desportos mais populares na Europa, o laboratório dispõe de um simulador com velocidade e inclinação ajustáveis, bem como percursos interativos. Está também equipado com sensores que detetam a velocidade, posição, ângulos de inclinação, forças e dados de desempenho do utilizador.

Por sua vez, a passadeira multifuncional permite testar a corrida, o ciclismo, a corrida em cadeira de rodas, entre outras modalidades, com velocidades ajustáveis até 50 km/h.

A passadeira consegue importar dados específicos provenientes de dispositivos GPS para simular terrenos e percursos verdadeiros, proporcionando cenários reais para testar com maior precisão as capacidades de corrida/ciclismo. A câmara deteta o desempenho, fornecendo feedback imediato para permitir o aperfeiçoamento da técnica em tempo real.

huawei centro de saude corrida

Inovação nos campos da ciência do desporto e da investigação em saúde & Colaboração com instituições de saúde e grupos de investigação europeus

A Huawei tem vindo a investir em Investigação e Desenvolvimento na área do desporto e da saúde e bem-estar para responder da melhor forma à crescente procura dos utilizadores em todo o mundo. Exemplo disso é o inquérito sobre saúde realizado este ano, em colaboração com a empresa de estudos de mercado Ipsos, que envolveu mais de 8.000 participantes em oito países europeus.  

O estudo revelou que 92% dos inquiridos pretende melhorar pelo menos um aspeto do seu estilo de vida relacionado com a saúde e que apenas 50% dos inquiridos estão satisfeitos com os seus níveis de aptidão física.

Para melhorar a vida dos consumidores através de tecnologias desportivas e de saúde inovadoras, a Huawei tem ainda colaborado ativamente com instituições finlandesas locais e peritos da região da Europa.

Atualmente, a Huawei é o único fabricante de dispositivos wearables a participar no iCARE4CVD – colaboração internacional de investigação público-privada com o objetivo de personalizar a prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares – que faz parte do programa Innovative Health Initiative, uma das iniciativas de investigação mais ambiciosas na área da inteligência artificial e das doenças cardiovasculares.

huawei centro de saude corrida

A marca será colíder do plano de trabalho que irá desenvolver métodos para melhorar a motivação dos doentes e irá trazer dispositivos inteligentes wearables capazes de avaliar características como a atividade física, a qualidade do sono e a função cardíaca e respiratória 24 horas por dia. Este projeto poderá fornecer aos médicos informações que podem ajudar a gerir doenças cardiovasculares crónicas.

Paralelamente, a Huawei cofundou o consórcio Interlive com seis prestigiadas universidades europeias relativamente a uma das normas de teste mais científicas e rigorosas para dispositivos wearables. O objetivo é desenvolver recomendações de melhores práticas para métricas deste tipo de dispositivos.

A parceria reforçou a fiabilidade da tecnologia wearable da Huawei e irá garantir a validade científica contínua dos dispositivos Huawei com base em quatro normas: ritmo cardíaco, contagem de passos, gasto calórico e VO2 Max (consumo máximo de oxigénio).

A Huawei planeia continuar a colaborar em matéria de investigação com universidades europeias e centros de saúde para pessoas com deficiência, de forma a aprofundar a sua investigação relativa às necessidades dos utilizadores.

Esta intenção traduz o compromisso da Huawei com a inclusão, proporcionando um estilo de vida mais ativo às pessoas com deficiência. Ao compreender melhor as suas necessidades e soluções inerentes, os utilizadores podem esperar uma tecnologia de monitorização de saúde e bem-estar e desempenho desportivo mais dinâmica nos futuros wearables da marca.

huawei centro de saude bicicleta

Integração do Huawei Watch GT 4 em testes diários

O laboratório irá realizar testes de investigação diários utilizando o seu mais recente wearable, o Huawei Watch GT 4. Com o smartwatch, as tecnologias líderes de monitorização da Huawei, no campo da saúde e fitness, serão utilizadas para medir com precisão os dados fisiológicos.

O dispositivo será utilizado também para avaliar a capacidade cardiopulmonar humana (volume máximo de O2), o que permitirá aos investigadores avaliar o desempenho desportivo de forma mais científica e até classificar a capacidade desportiva humana com maior precisão para melhorar a segurança do exercício.

Além disso, a mais recente aplicação Stay Fit e os anéis de atividade deste dispositivo podem fornecer uma avaliação do movimento e do desempenho gerais durante as sessões de treino, para uma compreensão mais completa do gasto de energia e da saúde cardíaca. Equipado com a mais recente tecnologia Huawei TruSeenTM 5.5+, o relógio apresenta uma elevada precisão na determinação do gasto calórico e dos requisitos de ingestão, face aos principais algoritmos utilizados no mercado.

Participe no passatempo:
giveaway tribit stormbox micro 2

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X