h5n8jz6xbmp7ho5wzrzkh8db7odi8k

Huawei e .PT vão oferecer uma bolsa de estudo de 5000€ a 50 alunos do ensino superior

Afim de promover o talento nacional, a Huawei e o .PT anunciaram os 50 estudantes do ensino superior das áreas de Engenharia e Tecnologia que vão ter acesso a uma bolsa de estudo financeira.

Entre os estudantes selecionados, 25 deles são do género feminino e a escolha dos finalistas teve em conta o percurso académico de cada aluno assim como o seu percurso pessoal.

huawei
Publicidade

Registaram-se mais de 3000 candidatos para a bolsa de estudo da Huawei

Foi em fevereiro que terminou o período de apresentação de candidaturas para a primeira edição do Programa de Bolsas da Huawei e do .PT. A partir daí, um júri independente de 10 personalidades de reconhecido mérito analisou as mais de 3000 candidaturas recebidas.

De todas as candidaturas, 45% pertenciam a mulheres que se encontram no ensino superior a frequentar um curso das áreas de Engenharia e Tecnologia. Os 50 jovens escolhidos, vão receber apoio financeiro para a continuação dos seus estudos.

Huawei FreeBuds Studio

Foi através de uma reunião online que a Huawei e o .PT anunciaram os candidatos. Fazendo um enquadramento do programa e sobretudo salientando que estes jovens “vão marcar a diferença fruto da sua aprendizagem e capacidades adquiridas”, Diogo Madeira da Silva, Director da Huawei em Portugal, guardou para o final da sua intervenção a verdadeira razão desta convocatória.

“Se estão nesta videochamada, fazem parte do grupo vencedor que recebeu as bolsas de estudo”, avançou o responsável, causando total surpresa entre todos os presentes.

study estudar book livro estudante

Entre os 50 bolseiros, estão alunos de todo o país e jovens com diversos graus académicos que vão desde a licenciatura ao doutoramento. No entanto, 40% dos alunos estão a tirar a licenciatura, contando ainda que 72% tem idades compreendidas entre os 18 e os 23 anos.

Dos vários cursos existentes nas áreas de Engenharia e Tecnologia, os de Engenharia Informática, Engenharia Eletrotécnica de Computador e Engenharia Informática incluem a maioria dos estudantes selecionados, sendo 28 dos 50 estudantes no total.

study estudar

A Huawei investiu 250 mil euros nesta inciativa, oferecendo 5000€ a cada um dos 50 estudantes que irá receber a bolsa de estudo. “Acreditamos que a paixão desbloqueia o potencial e, para isso, a Huawei pretende investir em jovens com capacidade para transformar o mundo e as suas comunidades num lugar melhor através da tecnologia”, afirma Diogo Madeira da Silva.

Luísa Ribeiro Lopes, Presidente do .PT, deixou também um conselho para os alunos em questão. “Desafiem-se a vocês próprios e invistam em áreas desconhecidas, que muito provavelmente serão as áreas do futuro. Envolvam-se em projetos que tragam mais valias aos vossos estudos.”

study estudar book livro estudante amigos

Segundo dados da Pordata, em 2020 houve um total de 87733 alunos e alunas que se formaram em Portugal, representando um aumento de 61% face ao ano 2000. Com estes dados em mente, Luísa Lopes defende que “todas as pessoas têm direito a uma educação de alta qualidade, nomeadamente, nas competências digitais, e investir na valorização do talento nacional é uma das principais estratégias e prioridades para o futuro de Portugal”. “Esta geração é a mais bem preparada de sempre, nunca tivemos tantos e tantas jovens a estudar no ensino superior como nos últimos anos”, remata a responsável.

A cerimónia de entrega dos diplomas aos 50 estudantes vai ser organizada pela Huawei na próxima semana.

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Publicidade