O custo de vida agravou-se em diversos setores e com tamanha força que se fez sentir a inflação dos últimos tempos os consumidores começaram, também, a reclamar muito mais sobre o preço de todo o tipo de produtos, em especial nos bens de primeira necessidade.
Segundo os dados do Portal da Queixa, o maior número de reclamações ligadas à inflação prendem-se nas categorias categorias Água, Eletricidade e Gás, Bancos, Financeiras e Pagamentos e Gastronomia, Alimentação e Bebidas.
Inflação leva consumidores a apresentar um maior número de reclamações
Desde o início do ano 2023 que o Portal da Queixa já contabilizou quase 3000 reclamações apresentadas relacionadas com a inflação sentida nos diversos setores. Estes valores representam um aumento de 82% face ao mesmo período de 2022.
Os portugueses sofreram bastante com a subida de preços dos bens e serviços, pelo que um maior número de pessoas começou a optar por expor o seu descontentamento com os diversos prestadores de bens e serviços. O Portal da Queixa dá destaque às áreas que envolvem a energia, a água, empréstimos, rendas e alimentação como as mais preocupantes nesta situação.
Uma análise do serviço de queixas online releva que, em apenas 24 dias, foram submetidas 2816 reclamações relacionadas com a inflação, representando assim um crescimento de 82% face ao ano anterior, onde se verificaram “apenas” 1540 queixas.
Entre diversas categorias que foram analisadas, a que conta com uma maior incidência de reclamações ligadas à inflação são a Água, Eletricidade e Gás, com 583 queixas no Portal, onde os consumidores reclamam na grande maioria do “aumento das faturas”. No total, este setor representa 39% das queixas apresentadas no período analisado.
Em segundo lugar encontramos a categoria Seguros Vida, Auto e Planos de Saúde, que contam com 233 reclamações inseridas no Portal da Queixa entre 1 de Janeiro de 2023 e 24 de Janeiro de 2023. Os principais motivos apontados pelos consumidores estão relacionados com a “cobrança indevida de serviços”, com um total de 64% das queixas, e o “aumento do custo do plano contratado”, que representa 12% das reclamações nesta categoria.
O setor dos Transportes está também a receber muitas reclamações devido à alteração dos preços devido à inflação de todos os setores envolventes. Neste caso, os problemas com pagamentos em transpores e portagens foram responsáveis por 313 queixas nesta categoria, com 14% destas reclamações a referirem “os aumentos e cobranças indevidas nas portagens”.
Para este estudo o Portal da Queixa analisou as seguintes categorias: Água, Eletricidade e Gás; Bancos, Financeiras e Pagamentos; Gastronomia, Alimentação e Bebidas; Hiper e Supermercados; Seguros Vida, Auto e Planos de Saúde e Transportes.
Além disso o serviço de queixas online avança ainda que a maior preocupação dos cidadão da União Europeia (93%) é o aumento do custo de vida, sendo este o motivo principal de preocupação de 98% dos portugueses, segundo o mais recente Eurobarómetro.