Instagram obriga a introdução da data de nascimento

Numa tentativa de aumentar a proteção da rede social Instagram, a empresa decidiu agora obrigar os utilizadores a fornecerem a data de nascimento caso ainda não o tenham feito.

Desta forma o Instagram indica que será capaz de ajustar os conteúdos divulgados de melhor forma consoante a idade de cada utilizador.

instagram pc
Publicidade

Controlo no Instagram através da idade

Medidas anteriores envolveram a proibição de alguém com mais de 18 anos ser capaz de enviar uma mensagem a uma pessoa com menos de 18 anos a não ser que ambas se estivessem a seguir na rede social.

O Instagram também implementou recentemente a privatização automática de contas de menores de 16 anos por defeito, sendo esta definição possível de ser alterada se o utilizador assim o desejar.

Instagram aniversario seguranca

De forma a controlar melhor o tipo de conteúdo a que cada pessoa acede, a introdução da data de nascimento vai permitir ao Instagram restringir todo o tipo de conteúdo mais direcionado para o público adulto de forma automática, dando assim prioridade ao conteúdo pensado e apropriado para as idades menores.

Inicialmente será mostrada uma notificação, diversas vezes, a solicitar a introdução da data de nascimento. Se após esta insistência mais suave o utilizador se recusar a introduzir a informação solicitada, o Instagram vai impossibilitar o uso da rede social até que seja fornecida a informação pedida.

Além disso, em publicações que possam não ser adequadas para a idade, o Instagram vai começar a questionar a data de nascimento num aviso semelhante ao que já aparece quando se trata de um conteúdo com imagens chocantes ou sensíveis.

Instagram aniversario seguranca

Estes pedidos só vão aparecer nas contas de quem nunca quis introduzir os dados de nascimento no Instagram que, como a rede social informa, consiste num reduzido número de utilizadores.

A empresa tem a perfeita noção de que algumas pessoas vão acabar por introduzir uma data de nascimento errada, de forma a ultrapassar esta nova medida mantendo o acesso a todo o conteúdo desejado, mas o Instagram garante estar a trabalhar numa forma de controlar este tipo de atividade.

instagram

Ao que a rede social indica vai recorrer a inteligência artificial para tentar recolher dados que permitam estimar a idade de cada utilizador através da análise de publicações e de comentários relacionados, por exemplo, com os desejos de “Parabéns”. Chegando a um ponto em que o utilizador indique uma idade e o sistema indique outra diferente, será mostrado um menu de perguntas ao utilizador de forma a que este tenha acesso a ferramentas que permitam a confirmação da idade correta.

Esta tecnologia ainda se encontra numa fase embrionária, mas deverá ser o caminho a adotar por parte do Instagram.

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Publicidade