O Instagram decidiu que iria deixar de oferecer suporte para a aplicação IGTV de forma a focar todos os vídeos apenas na aplicação principal. A ideia inicial era criar uma plataforma que concorresse diretamente com o YouTube.
O foco dos vídeos vai passar a ser feito exclusivamente na aplicação Instagram através dos Reels e das publicações no mural da aplicação.
Instagram pretende simplificar a pesquisa e criação de vídeos abandonando a IGTV
O Instagram anunciou as mudanças que irá realizar e como vai proceder com a questão dos pagamentos feitos aos criadores de conteúdo do IGTV.
Os criadores recebiam os pagamentos através de anúncios que eram mostrados no IGTV. Como indica o Instagram, “devido ao foco nos Reels, os anúncios de vídeo in-stream (anteriormente conhecidos como anúncios do IGTV) vão deixar de existir”. Quem estiver atualmente a gerar receitas ativamente através destes anúncios vão receber, temporariamente, um pagamento mensal com base nos ganhos recentes.
Futuramente o Instagram vai passar a oferecer uma forma de gerar receitas ativas através dos Reels semelhante aos anúncios que tinha no IGTV.
O Instagram acredita que será uma mudança positiva pois, segundo declaram, “acreditamos que as pessoas encontrarão esses recursos e habilidades mais facilmente na aplicação principal”.
O Instagram vai ainda oferecer algumas melhorias na reprodução de vídeos na aplicação principal com o recurso à utilização da tela completa dos equipamentos e ainda um toque para silenciar ou colocar som nos vídeos.
A plataforma continua focada em oferecer mais que um local em condições para publicar fotografias e quer ser um competidor à altura do TikTok e do YouTube, oferecendo cada vez mais facilidades ligadas à parte do vídeo e criando formas mais simples e diretas de as pessoas pesquisarem e descobrirem novos criadores de conteúdo em vídeo.