A Google tem apostado em desenvolver a sua ferramenta de assistente pessoal, o Google Assistant, de forma a torná-la cada vez mais útil para os utilizadores.
No entanto, a marca americana tem resistido a trazê-la para outros sistemas, algo que pode ser agora resolvido com uma ferramenta não oficial que traz o suporte ao Assistant para Windows, macOS e Linux.
Google Assistant já pode ser instalado de forma não oficial no Windows, macOS e Linux
Ao longo dos anos, o Google Assistant está cada vez mais completo. No entanto, está ainda limitado aos sistemas da Google, não permitindo usufruir de todo o seu potencial em outros equipamentos.
No entanto, o developer Melvin L. Abraham pretende facilitar esta integração e lançou uma app para correr esta ferramenta no Windows, macOS e Linux.
Embora a instalação não seja fácil, tendo cerca de 30 passos até estar tudo configurado, todo o funcionamento é bastante fluído, sendo possível aceder à maior parte das funções com uma interface bastante elegante e completa.
Para ser possível executar todo o processo, é necessário criar uma conta Google Cloud (poderá ser a versão free) e seguir este tutorial. Uma vez que não se sabe se este processo é totalmente legal, existe sempre a possibilidade de deixar de funcionar em qualquer momento.
Se pretende ter o Google Assistant no seu computador, esta será, por agora, a única solução para usar esta ferramenta.