Internet – Toda a história três décadas depois dela surgir

A internet nasceu há três décadas e continua a mudar a forma como vivemos.

Saiba agora toda a história e momentos marcantes e como a web continua a evoluir.

dicas internet amigos ferias pc computador ciberseguranca
Publicidade

A história da Internet – Saiba toda a história três décadas depois do nascimento

Quando foi inventada, há 30 anos, ninguém imaginava que ela seria fulcral no nosso modo de vida e estaria presente em todo o lado. Veja agora a evolução da internet e toda a história três décadas depois

Hoje em dia, a internet está sempre connosco e a forma como estamos sempre online é impressionante, especialmente se considerarmos que ela tem pouco mais de três décadas de vida.

Isto significa que o seu crescimento foi espantoso, com uma expansão como nunca antes visto com outra tecnologia. Ela está nos smartphones, nos serviços que usamos, na forma como comunicamos e sempre que entramos neste site ou numa rede social.

dicas internet amigos ferias pc computador ciberseguranca

Nascimento da internet tem três décadas

As primeiras experiências para criar uma rede de ligação entre dispositivos para transmissão de dados surgiu nos anos 60, com o aparecimento da ARPANET.

Mas apenas em 1989, quando o britânico Tim Berners-Lee lança o Enquire, predecessor da World Wide Web, começa a tomar forma a internet que hoje conhecemos.

O conceito baseia-se na forma como ainda hoje usamos os computadores e telemóveis: aceder a páginas para fazer tarefas, comunicar ou trocar informações e dados.

Em 1990 surge a arquitetura que hoje é usada, com um browser para pesquisas (como o Google) que encontra sites escritos em html e acessíveis através do protocolo HTTP, obtendo as informações de servidores.

E em 1993 a internet tornou-se finalmente “livre”, quando o acesso à tecnologia foi liberalizado.

crianças geração z computador pc portatil internet digital

A criação da “Aldeia Global” e móvel

Um dos benefícios mais destacados da internet é ter transformado o mundo numa “aldeia global”, conectando pessoas em qualquer ponto do globo.

Estima-se que atualmente 66% da população mundial (5,92 mil milhões de pessoas) usa o online, uma evolução espantosa comparativamente aos 292 milhões de cidadãos no virar do milénio e dos 1800 milhões de utilizadores no início de 2010.

Há que destacar como a evolução dos telemóveis foi fulcral na expansão da internet.

Isso facilitou o acesso e, além disso, permitiu tirar total partido das ligações wireless a partir de qualquer local. E se em 2010 apenas 0,7% do tráfego de internet tinha origem em telemóveis, atualmente ele já representa mais de 55% de todos os dados transmitidos online.

internet

Google e Redes sociais dominam uso da internet

Quando se diz que a internet mudou a forma como comunicamos, os números das redes sociais online comprovam essa afirmação. Afinal, 75% das pessoas que usam a net (4,5 mil milhões de pessoas) têm perfis e usam sites como o Facebook, Youtube ou Instagram.

Ainda mais impressionante são as estatísticas da Google, que lançou o seu motor de buscas em 1997 e, desde então, transformou-se numa das maiores empresas do mundo (talvez mesmo a maior).

Este é o site mais acessado no planeta, com 90 mil milhões de acessos por mês, e diariamente processa cerca de 3,5 mil milhões de pesquisas. Além desta liderança no mundo digital, a Google tem conseguido transpor as fronteiras do online, lançando smartphones e outros dispositivos e estando até a desenvolver carros sem condutor.

dicas internet amigos ferias pc computador ciberseguranca sophos

Quando se fala da Internet e de toda a história três décadas depois, a melhor notícia é que o futuro promete ser ainda mais risonho.

A implementação do 5G terá papel importante nisso, acelerando e tornando mais eficazes os acessos, e potenciando também tecnologias como a inteligência artificial, que vão melhorar ainda mais a experiência de utilização.

E se em 30 anos a internet conseguiu este enorme desenvolvimento, quem sabe o que podemos esperar daqui a mais três décadas?

Participe no passatempo:
passatempo xiaomi smart band 8

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory