Os utilizadores do mais recente iPhone 14 Pro e Pro Max devem ter em atenção se decidirem instalar a versão beta do iOS 16.1 uma vez que esta está a impedir a utilização correta do sistema GPS do smartphone.
É aconselhado a quem utilize com alguma frequência ou mesmo quem dependa do sistema de navegação do smartphone para atividades importantes que não proceda à atualização para a versão beta do iOS 16.1.
Utilizadores não devem atualizar para a versão do iOS 16.1 até à versão final
Como é normal nos programas de teste, alguns bugs estão presentes no software e, apesar de ser o sistema da Apple, o iOS não é diferente de todos os outros e poderá vir acompanhado de falhas até chegar á versão final.
Neste sentido, e face aos recentes problemas reportados, é aconselhável que os utilizadores dependentes das funcionalidades de GPS não procedam á atualização do iOS para a versão 16.1 enquanto esta estiver em versão beta e com o problema atual.
Ao que parece, os utilizadores do mais recente iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max estão a ter dificuldades em utilizar o sistema de GPS do smartphone em condições desde que instalaram a versão beta em questão.
Quem já procedeu á atualização deve realizar o downgrade para a versão 16.0.1 ou então esperar pelo lançamento da versão 16.1 do iOS com o problema estabilizado. Até ao momento ainda não se sabe qual o problema em concreto que está a causar esta falha no sistema GPS.
Aparentemente o problema poderá estar ligado ao facto dos modelos Pro e Pro Max terem suporte para dupla frequência GPS, algo que não acontece nos dois modelos base do iPhone 14. Esta característica permite aos smartphones receberem sinal GPS na frequência L1 e L5 combinando as duas para obter uma localização mais precisa.
Os modelos base como trabalham apenas com uma frequência de GPS não apresentam o mesmo problema com o iOS 16.1.