IoT: relembre as vantagens de apostar numa casa inteligente

No Dia Mundial da Internet, a Thermor decidiu fazer uma reflexão sobre as vantagens que as IoT (Internet das Coisas) trouxeram para a vida quotidiana dos consumidores e como pode ser uma vantagem realizar este investimento extra em casa para poupar uns quantos euros ao fim do mês.

A grande maioria dos equipamentos domésticos vendidos nos dias de hoje já possuem algum tipo de Inteligência Artificial e já contam com diversas ligações que os integram na categoria de IoT.

smart home iot google assistente
Publicidade

IoT veio ajudar a reduzir os consumos e a aumentar o conforto

Numa reflexão rápida e direta, a Thermor avança que a IoT foi um acrescento na vida das pessoas que mudou em grande escala a forma como tudo acontece à nossa volta. As preocupações diminuíram, o conforto aumentou e a poupança ao fim do mês está sempre presente.

Tanto nos pequenos como nos grandes eletrodomésticos já podemos encontrar uma grande panóplia de marcas e produtos que se integram com a IoT, desde máquinas de lavar a roupa a pequenas tomadas inteligentes, passando ainda pelos frigoríficos e afins.

smart lock phone smartphone IoT

Uma das grandes vantagens apontada pela Thermor é a capacidade de gerir os equipamentos atuais de uma forma mais eficiente. Isto porque nos dias de hoje é já possível controlar, por exemplo, a temperatura da água quente sanitária ou do aquecimento de casa a qualquer momento e em qualquer lugar. Tudo o que necessita é de uma ligação à Internet.

Quem fala no aquecimento, fala também das preocupações reduzidas que as IoT permitiram. Quantas vezes não acontece às pessoas saírem de casa e, quando já estão longe, ficarem com dúvidas se ficou uma luz acesa ou não? Para quem tiver investido num conjunto de tomadas inteligentes ou de lâmpadas IoT poderá verificar o estado em que estas ficaram sem ter de regressar a casa.

Esta facilidade não só vai retirar uma preocupação de cima da pessoas como também vai impedir um gasto extra de eletricidade durante todo o dia.

internet of things

Com os equipamentos IoT, por norma, está sempre associada uma aplicação que permite o controlo quase total do aparelho. isto vai permitir, por exemplo, programar e ajustar o uso dos eletrodomésticos às tarifas bi-horárias, colocando os aparelhos a funcionar nos horários em que o custo é menor.

Além disso, grande parte dos grandes eletrodomésticos que se enquadram no mundo das IoT, contam ainda com a possibilidade de realizar uma análise rápida dos equipamentos e de comunicar diretamente algum problema que possam ter com a assistência da marca. Este pormenor vai facilitar o trabalho à assistência técnica, que se vai deslocar a casa do cliente já com conhecimento de causa, mas também vai garantir que as pessoas sejam cada vez menos apanhadas de surpresa com uma avaria de maiores dimensões nos aparelhos.

Os grandes eletrodomésticos IoT oferecem muitas vezes a possibilidade de agilizar a interação entre o humano e a máquina, ajudando a escolher o tipo de roupa que poderá colocar a lavar, ajustando a temperatura do frigorifico de forma mais eficiente ou mesmo com sistemas proprietários que ajudam a poupar água, detergente, tempo, entre outras poupanças.

google assistant nest IoT

Uma outra vantagem que a Thermor destaca nos equipamentos IoT é a possibilidade de poder ter acesso aos consumos gerados pelos aparelhos. Desta forma pode ter uma noção do que consome mais e o que leva a esse excesso e tomar medidas para controlar os gastos que, por vezes, as pessoas não sabem como os podem calcular. Uma sugestão da empresa é recorrer aos programas ECO destes equipamentos.

Os equipamentos IoT oferecem, por vezes, a possibilidade de integração com assistentes virtuais, como a Alexa, o Google Assistant, a Siri, etc, o que possibilita ao utilizador criar rotinas junto dos aparelhos de forma a que um único comando de voz desencadeie determinadas funções em todos os aparelhos. Por exemplo, poderá criar uma rotina em que ao despedir-se do assistente virtual este começa a desligar todos os equipamentos compatíveis para garantir que não ficam a consumir energia de forma desnecessária.

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory