Jogos Olímpicos: Cuidado com os bilhetes falso

A Proofpoint identificou que existem domínios online que vendem bilhetes para os Jogos Olímpicos e que este mesmo site se trata de um domínio fraudulento.

O site fraudulento alusivo à venda de bilhetes para os Jogos Olímpicos aparentava ser legítimo e surgia até em segundo lugar na pesquisa da Google, logo abaixo do site oficial.

jacob rice y45tZXgaPeU unsplash jogos olimpicos
Publicidade

Jogos Olímpicos devem ser utilizados como pretexto para mais esquemas fraudulentos

A Proofpoint, representada em Portugal pela Exclusive Networks, identificou recentemente um site fraudulento que pretendia vender bilhetes para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

O site em questão, paris24tickets.com, já não se encontra online, mas enquanto estava publicado aparecia em segundo lugar na pesquisa da Google, logo abaixo do site oficial do evento, e apresentava-se como sendo um mercado de venda de bilhetes para eventos desportivos.

A nível de design, o site fraudulento de venda de bilhetes para os Jogos Olímpicos, mostrava-se semelhante a tantos outros do género, não apresentando grandes sinais de se tratar de um site malicioso.

A site apresentava inúmeros eventos olímpicos e, quando o utilizador escolhia uma opção, era redirecionado para uma outra página de vende de bilhetes onde solicitavam a informação de pagamento.

O objetivo deste site de venda de bilhetes para os Jogos Olímpicos era o de obter, ilegalmente, dados de pagamento dos utilizadores que tentavam comprar bilhetes para o evento desportivo. Além disso, outras informações pessoas devem ter sido recolhidas, como o nome, email, informações de contacto, etc.

Na investigação em concreto, a Proofpoint identificou outro site que partilhava a infraestrutura e o design do site fraudulento das Olimpíadas. O seatsnet.net recebeu centenas de queixas em vários sites de denúncia de fraudes, com os utilizadores a indicarem que nunca receberam os bilhetes que pagaram.

No que diz respeito aos Jogos Olímpicos, o único local para a compra de bilhetes é mesmo o site oficial do evento, pelo que qualquer outra opção deverá levantar desconfianças para os utilizadores. No caso dos sites reportados, ambos apresentavam um design bastante legítimo e contavam com boas posições nos resultados de pesquisa, o que poderá ajudar a criar alguma confiança junto dos utilizadores.

A descoberta foi reportada e fontes oficiais em França confirmaram que o site era fraudulento. A equipa de Takedown da Proofpoint trabalhou com o agente de registo para suspender o domínio rapidamente após a descoberta.

O site era apenas um entre muitos. De acordo com a Gendarmerie Nationale francesa, e em colaboração com os parceiros das Olimpíadas, foram já identificados 338 sites fraudulentos de venda de ingressos para as Olimpíadas. Destes, 51 foram encerrados e 140 receberam avisos formais das autoridades policiais.

Aproveite a campanha:
bluetti prime day

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X