Kaspersky indica que 9 em cada 10 colaboradores precisa de formação em cibersegurança

Através da Kaspersky Gamified Assessment Tool a empresa especializada em cibersegurança chegou à conclusão que, entre 3907 colaboradores, apenas 11% provaram ter um elevado nível de consciência sobre segurança cibernética.

A maioria dos erros cometidos pelos participantes analisados ocorreram no domínio da navegação na web, segundo avança a Kaspersky.

kaspersky tool 2 kaspersky
Publicidade

Jogo da Kaspersky permite uma melhor análise de conhecimentos dos colaboradores

A Kaspersky Gamified Assessment Tool foi concebida para ajudar a mudar o comportamento e a consciência dos colaboradores, ajudando ao mesmo tempo os chefes de informação e os departamentos de RH a medir as competências cibernéticas dos profissionais.

Segundo avança a empresa especialista, 90% das pessoas sobrestimam as suas capacidades de cibersegurança, um facto confirmado nesta análise realizada pela Kaspersky.

Kaspersky Gamified Assessment Tool

Durante o jogo, os colaboradores recebem pontos sobre cada decisão que tomam durante diversas situações que normalmente ocorrem enquanto trabalham remotamente ou no escritório. É pedido aos participantes que avaliem se as suas ações comportam riscos cibernéticos e o quão confiantes estão nos seus pressupostos.

Os resultados apontam que um em cada dez (11%) dos participantes no teste recebeu um Certificado de Excelência, ou seja, deram respostas corretas e conseguiram obter mais de 90% dos pontos possíveis.

A grande maioria (61%) conseguiu alcançar o resultado “médio”, que representa uma pontuação compreendida entre os 82% e os 90%, enquanto 28% não conseguiram demonstrar possuir conhecimentos suficientes de conhecimentos sobre segurança informática, finalizando o jogo com uma pontuação inferior a 75%.

kaspersky tool kaspersky

A Kaspersky Gamified Assessment Tool cobre seis domínios de segurança: palavras-passe e contas, e-mail, navegação na web, redes sociais & messenger, segurança de PC e dispositivos móveis. De todos os tópicos, o da navegação na web mostrou-se ser o mais difícil para os utilizadores, com apenas 24% a definir corretamente as suas ações.

Já no que diz respeito aos cenários ligados a dispositivos móveis 43% dos colaboradores não cometeram erros na identificação de riscos cibernéticos.

kaspersky logo

“Mesmo o melhor resultado possível alcançado no jogo não é um indicador de que um utilizador não necessita de mais formação avançada ou atualização periódica de conhecimentos. Os métodos contraditórios podem mudar, e a vigilância de uma pessoa pode enfraquecer. É por isso que também nos certificamos de que as partes de aprendizagem e de reforço do nosso produto são interessantes para todos os principiantes de todos os níveis”.

Alexander Lunev, Product Manager, Security Awareness & Academic Affairs at Kaspersky
Participe no passatempo:
giveaway huawei watch fit 3

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X