Fazer longas viagens com carros elétricos? Conheça a nossa experiência com um Polestar 2

Os carros elétricos são hoje uma solução bastante válida e aceite para quem quer fazer percursos pequenos, do dia a dia, com um menor custo e de forma mais sustentável.

No entanto, para muitas pessoas, existe ainda algum ceticismo e dúvidas quando o cenário passa a ser uma viagem mais longa e que obrigue a planear a viagem para contemplar múltiplos carregamentos.

De forma a ajudarmos os condutores mais intensivos e realizar a sua escolha entre carro elétrico ou uma solução híbrida/gasolina/gasóleo partilhamos a nossa experiência de uma viagem entre Aveiro e Madrid, ida e volta, a bordo de um Polestar 2.

analise polestar 2
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Viajámos com um elétrico entre Aveiro e Madrid. Esta é a nossa experiência com carregamentos e consumos

Na necessidade de realizarmos uma viagem a Madrid de carro, arriscámos a realizá-la com um carro elétrico para partilharmos as vantagens e desvantagens que este tipo de veículos nos pode trazer em viagens mais longas.

Para esta aventura, contamos com uma parceria com a Polestar que nos cedeu um Polestar 2 Single Motor Long Range durante este período.

O percurso

Esta viagem a Madrid incluía dois tipos de viagem distintos que nos permitiam compreender, de duas formas distintas, o comportamento de um carro elétrico (neste caso o Polestar 2), a autonomia e o processo de carregamento.

A viagem de ida era divida em 3 dias para paragens intermédias neste percurso. O 1º dia contemplava a saída de Aveiro com destino a Salamanca. No segundo dia, o rumo era Segóvia com paragem em Ávilla. Já o 3º dia tinha como destino a cidade de Madrid.

Depois de um 4º dia totalmente dedicado a Madrid, com viagem de Las Rosas para o centro da cidade, seguia-se uma viagem diretamente de Madrid para Aveiro no 5º dia.

No total, o percurso contabilizava 1080 Km entre a ida e a vinda de Madrid.

mapa viagem madrid

O Polestar 2

Para esta viagem, a Polestar cedeu-nos um Polestar 2, na versão Single Motor Long Range, que já tínhamos testado anteriormente (ver análise).

Além de todos os detalhes que pode consultar na análise, este carro elétrico inclui uma bateria de 82 kW que, segundo os dados oficiais, promete uma autonomia de 655 Km com uma carga completa.

Método escolhido para carregar o carro elétrico em Espanha

Uma vez que esta viagem era realizada maioritariamente em Espanha, nem todos as apps e contratos de mobilidade elétrica funcionam no país vizinho.

No nosso caso utilizámos a app Miio, compatível com postos em toda a Península Ibérica, que permitiu ativar praticamente todos os carregadores que pretendemos usar no Polestar 2.

Além desta app, existe também outras aplicações como alguns programas específicos de fabricantes (ex. BMW) ou apps das redes de carregamento em Espanha onde bastava adicionar um método de pagamento.

miio

1º dia – Viagem entre Aveiro e Salamanca

Esta aventura inicia-se em Aveiro, mais especificamente em Oliveira do Bairro, de onde saímos com a bateria totalmente carregada e com indicação de uma autonomia de 480 quilómetros.

polestar 2

A viagem em direção a Vilar Formoso foi realizada através da A25 num percurso mais exigente que obriga a algumas subidas com bastante inclinação e que obrigam a puxar um pouco mais pelo Polestar 2 para manter a velocidade.

Ao fim de 146 quilómetros e 1:39 horas de viagem, contávamos com um consumo de 24.6 kWh/100 quilómetros, velocidade média de 92 km/h e a bateria marcava 59%.

Já depois de passar a fronteira, com 258 km percorridos, embora ainda com 25% de autonomia, o que deveria ser suficiente para chegar a Salamanca, optámos por jogar pelo seguro e fazer uma pausa numa estação de serviço para utilizar um carregador ultrarrápido de 160 kW.

polestar 2 salamanca

O carregamento durou 22 minutos, com pico de carregamento nos 122 kW, onde alcançamos os 72% de bateria que, segundo o Polestar 2, permitiriam percorrer 230 quilómetros.

Este carregamento teve um custo de 32,09€ com carregamento total de 42.82 kW (0.75€ por kW).

A chegada a Salamanca foi realizada com 58% de bateria restante e um total de 316 quilómetros percorridos. Neste percurso registámos um consumo de 24.5 kW/100km com uma viagem de 3 horas e 21 minutos e velocidade média de 97 km/h.

polestar 2 salamanca 2

2º dia – Viagem para Segóvia com paragem em Ávila

Sem fazer nenhum carregamento, seguimos no 2º dia para Ávila com os mesmos 58% com que concluímos o dia anterior.

Nesta viagem de 116 quilómetros, a bateria desceu para os 28% e realizámos um consumo médio de 23.6 kWh/100 km com uma velocidade média de 79 km/h.

Enquanto passeávamos pela cidade, deixamos o Polestar 2 a carregar num estacionamento de rua onde esteve 3 horas e 16 minutos e carregou 36 kW por 18,27€ (0,51€/kW), deixando o carro com 64% de bateria para realizar a viagem para Segóvia.

polestar 2 avila

À chegada a Segóvia, numa viagem de 70 quilómetros, chegamos ao destino com 39% de bateria. Aqui, a estratégia foi a mesma e voltámos a aproveitar o tempo de passeio para estacionar o Polestar 2 no carregador de um estacionamento subterrâneo.

Este carregamento foi realizado durante 4 horas e 43 minutos onde carregou 32.50 kW com um custo de 15.79€ (0,49€/kW) com o Polestar 2 a concluir o carregamento com 85%.

polestar 2 segovia

Por erro na marcação de hotel, em vez de ficarmos a dormir em Segóvia tivemos de voltar para Ávilla, voltando a fazer uma viagem de 66 quilómetros com consumo de 22.5 kWh/100 quilómetros, terminando com uma bateria de 67%.

polestar 2 avila 2

3º dia – Viagem de Ávilla para Madrid

Depois de uma noite bem dormida, voltámos à estrada para rumar a Madrid com saída de Ávilla com 67% de bateria no Polestar 2 e já 568 quilómetros somados nesta viagem.

Depois de chegarmos a Madrid, fomos diretamente para o centro onde estacionamos novamente no carregador de um estacionamento subterrâneo. Ao estacionar o Polestar 2 tínhamos 39% de bateria restante e colocámos a carregar cerca de 7 horas.

Neste carregamento, a app da Miio deu um erro e não temos nem histórico do tempo e kWh carregados, nem sequer foi cobrado este carregamento. No entanto, a bateria subiu dos 39% para os 61%, tendo descido depois até aos 56% na viagem para o Hotel que estava localizado na periferia da cidade.

polestar 2 madrid

4º dia – Viagem ao centro de Madrid

O 4º dia foi onde fizemos menos viagens de carro. Saímos de Las Rosas com 56% de bateria e fomos até ao centro de Madrid para passear, embora desta vez tenhamos estacionado num lugar sem carregador.

A regressar ao Hotel passamos ainda pelo Jardim Zoológico seguido do Style Outlet onde colocamos um pouco a carregar o Polestar 2 enquanto dávamos uma volta no shopping e onde carregou um total de 8.39 kW num período de 47 minutos e com um custo de 4.78€ (0,57€/kW). Ao sair deste carregador o carro marcava 63% de bateria e chegou ao hotel com 58%.

Neste momento, e antes da viagem de regresso, levávamos já 848 quilómetros realizados, com 13 horas e 42 minutos de viagem, uma média de 65 km/h e um consumo médio de 20.2 kWh/100km.

polestar 2 madrid 2

5º dia – Viagem de Madrid para Aveiro

Por fim, começamos o dia onde viajamos mais quilómetros e que mais colocou à prova a capacidade do Polestar 2 de fazer percursos mais leves.

polestar 2 madrid

Saímos de Madrid com 58% de bateria, tendo de parar para carregar o carro ao fim de 80 quilómetros quando o carro já marcava 28% de bateria.

Aproveitámos uma pausa para café para ligar a um carregador rápido onde esteve 17 minutos para carregar 25 kW com um custo de 19.10€ (0,76€/kW). Com este carregamento, o carro carregou a bateria para 55%.

polestar 2 regresso madrid

No carregamento seguinte, foi onde apanhámos o maior susto. Estava planeado carregar no mesmo posto rápido que usámos antes de Salamanca, onde já chegaríamos com menos de 20% de bateria.

Ao chegar a esse posto, reparámos que estava com um erro de ligação à rede e não permitia ser utilizado nem pela app Miio nem pela app do posto (poderia ter ajudado ter o cartão físico).

Em alternativa, tínhamos já visto um segundo carregador rápido um pouco mais à frente onde iriamos chegar com 10% de bateria, plano este que acabámos por seguir. No entanto, ao chegar ao segundo carregador, este estava com ecrã desligado e não respondia á app Miio. Para piorar, não tínhamos bateria no Polestar 2 para chegar a outro carregador.

polestar 2 regresso madrid 2

No entanto, ao tentar utilizar a app do próprio posto para o ativar, percebi que o carregador passou a ser reconhecido, inclusive na app da Miio, mesmo com ecrã desligado, o que permitiu realizar o carregamento.

Neste posto esteve 16 minutos para carregar 24.73 kW por 19,06€ (0,77€/kW), o que já permitiu ter autonomia para chegar a Vilar Formoso (39%) e deixar a carregar o suficiente para o resto da viagem enquanto dávamos o tradicional passeio na fronteira antiga.

polestar 2 vilar formoso

Tal como planeado, em Vilar Formoso voltámos a carregar o Polestar 2, tendo estado no carregador 25 minutos onde carregou 38,52 kW com um custo de 17,84€ (0,46€/kW).

Esta última carga deixou o carro com 74% de bateria, o que foi mais que suficiente para chegar a Aveiro e ainda a restar 29% de bateria.

polestar 2 total viagem madrid

Total da viagem

Finalizado o detalhe de cada dia, vamos a contas mais gerais sobre esta viagem.

No total, foram percorridos 1348.40 quilómetros com um total de 19 horas de condução e uma velocidade média de 73 km/h. Já o consumo médio fixou-se nos 19.9 kWh/100 km.

Em termos de custos, finalizámos esta viagem com um total de carregamentos de 126,93€ e 26 horas ligado a postos de carregamento, embora uma boa parte tempo tenha sido feito enquanto visitava cada um dos locais.

Quanto ao custo, olhando aos 1348.40 quilómetros realizados, considerando um consumo de 6 litros/100 quilómetros que deveria fazer com o meu automóvel pessoal, seria necessário abastecer com 81 litros que, ao custo médio de 1,62€ registado no portal Mais gasolina, daria um custo total de 131,22€ em gasóleo simples.

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Experiência de condução de carro elétrico em viagens longas

Uma das maiores indecisões no momento de compra de um carro elétrico é, sem dúvida, o comportamento deste em viagens longas.

Embora o desempenho e autonomia variem de modelo para modelo, no caso do Polestar 2 conseguimos registar, nesta viagem, um consumo médio de 19.9 kW/100 quilómetros, um valor que coloca a autonomia média deste carro em 400 quilómetros com condução em autoestrada.

Embora não seja equiparado a um carro a gasolina ou gasóleo, que conseguiria pelo menos o dobro da autonomia, é mais que suficiente para fazer uma viagem descansado e aproveitar para carregar nas pausas para almoço, café ou passeio.

O grande problema poderá prender-se mesmo com a disponibilidade destes carregadores. A nossa viagem foi realizada em Abril, altura em que não existe grande tráfego turístico fazendo com que nunca tivéssemos tido problema em encontrar um lugar para carregar.

analise polestar 2

No entanto, se a viagem fosse realizada agora ou no verão, essa realidade já poderia ser bastante diferente e acrescer os tempos de espera para usar o carregador.

Tendo em conta esta realidade, o comportamento de carregamento poderia ser também diferente, dado que, em vez de fazer pequenos carregamentos consoante necessidade ou oportunidade, passaria a fazer carregamentos completos.

Em termos de custos da viagem, acabamos por registar um valor muito similar entre o que gastámos em eletricidade e o que iríamos gastar em gasolina.

No entanto, o valor gasto em carregamentos poderia ser menor com um maior planeamento e a escolha de postos e períodos mais baratos.

analise polestar 2

Como podemos ver em cima, houve um grande intervalo de valores entre o carregamento mais caro e mais barato, com uma variação de 0.46€/kW para 0.77€/kW, uma diferença que corresponde quase ao dobro.

No geral, a viagem superou as expectativas e serviu para que a compra de um carro elétrico, ou até mesmo o Polestar 2, fosse uma opção bastante válida caso pense em trocar de carro.

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