fbpx

Revelados mais detalhes do hardware do dongle “Sabrina” e do suporte ao Google Stadia

Como já referimos anteriormente, a Google está a preparar um sucessor do Chromecast Ultra. Com o nome de código Sabrina, este dispositivo virá com Android TV integrado e um controlo remoto, ao estilo do Amazon Fire Stick.

Depois de conhecermos o seu aspeto, o controlo remoto e algumas características da nova versão do Android TV, chegam-nos agora mais alguns detalhes sobre o hardware deste novo equipamento, assim como um possível suporte à plataforma de stream de jogos Google Stadia.

Um dongle para transformar qualquer televisão numa SmartTV

Depois da XDA-Developers nos ter revelado os primeiros detalhes sobre este dispositivo Sabrina, surgem agora mais informações, da mesma fonte, sobre o hardware deste novo dongle.

Estes novos dados surgem pelas mãos do developer da XDA deadman96385, após analisar os ficheiros da Device Tree Source (DTS) localizados na imagem de arranque e que específica quais as funcionalidades do SoC que que ativam no arranque.

Com mais de 4200 linhas de código, foi agora possível perceber com maior detalhe algum do hardware presente neste dongle, assim como algumas das suas futuras funcionalidades.

Processador, RAM e outro hardware

O novo dispositivo Sabrina virá com 2 GB de RAM (sml_sabrina_2g) e terá um SoC Amlogic S905X2 com 4 núcleos A53 a 1.8 GHz e construção em 12 nm. A acompanhar, virá uma GPU Mali-G31, um chip para wifi/bluetooth Broadcom’s BCM43569, um DSP Cadence’s Tensilica HiFi 4 e suporte para video decoding a 4K75p 10 bits H.265 e video output até 4K60p através de HDMI 2.1. Contará ainda com HDR10, HLG e Dolby Vision.

Sabrina SOC Amlogic DTS
Publicidade

Modo de baixa latência

No código foi também encontrada referência a uma aplicação de sistema chamada “SabrinaService” com referência ao modo “ALLM” que significa “Auto Low Latency Mode”.

Este é uma funcionalidade do HDMI 2.1 que permite ao dispositivo lançar um pedido à televisão para desligar todos os processos que podem interferir na latência da ligação. Esta opção é conhecida como modo jogo.

Dado que o dispositivo traz um modo que ativa automaticamente este sinal, tudo aponta para que seja integrado neste dongle o Google Stadia. A Google já tinha referido que queria adicionar o suporte à Android TV este ano e poderá ser introduzido com este novo dispositivo, embora possa já testar no seu equipamento com Android TV.

Sabrina ALLM modo jogo google stadia

Comando com microfone a atalhos para Youtube e Netflix

Outra descoberta feita por este utilizador no SabrinaService foi a referência a uma classe “GlobalKeyReceiver” que mostra que o controlo remoto poderá ter um botão Netflix, um botão Youtube e a presença de um microfone (certamente usado para o Google Assistant).

Sabrina Global Action Key controlo remoto youtube netflix microfone

Como forma de conexão ao dongle, o controlo remoto irá usar uma ligação Bluetooth.

Sabrina Bluetooth controlo remoto

Ainda sem data para ser lançado, o Sabrina deverá chegar ainda este ano e representará u grande passo para a Google neste tipo de dispositivos.

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Publicidade