fbpx

Mais de metade dos smartphones vendidos em 2020 já utilizam USB tipo-C

O conector USB Tipo-C começou a ser usado há já alguns anos no mundo dos smartphones, tendo surgido inicialmente nos topos de gama.

Ao longo dos tempos, este novo tipo de conector foi chegando a um número cada vez maior de equipamentos, tornando-se quase como uma obrigação nos tempos que correm.

No entanto, a adoção desta tecnologia tem sido feita de forma faseada, estando já neste momento em mais de metade dos smartphones vendidos este ano.

USB Tipo-C é cada vez mais utilizado no mundo dos smartphones

O USB Tipo-C é uma tecnologia bastante popular. Além de permitir velocidades de carregamento e transferência de dados de forma mais rápida, elimina a necessidade de estar sempre a escolher a posição correta para inserir o cabo de dados.

Segundo dados da agência de estudos de mercado Omdia, mais de metade dos smartphones vendidos este ano já seguiu como este tipo de conector. A sua adoção está assim a seguir com o esperado, de forma gradual, devendo crescer dos 824 milhões de conectores vendidos em 2018 para 3,5 mil milhões em 2023.

Segundo os estudos realizados, crê-se que em 2022 todos os equipamentos disponham de pelo menos um conector USB Tipo-C, levando a uma uniformização que tanto tem sido pedida pela União Europeia.

usb tipo c lightning smartphones
Publicidade

No entanto, uma das marcas mais populares do mundo dos smartphones pode inviabilizar este objetivo. Depois dos rumores de que a Apple iria trocar a conector lightining por USB Tipo-C, surgem agora novos rumores que a Apple pretende remover por completo este tipo de conectores já em 2021, tornando o iPhone totalmente wireless.

Embora para muitos este já seja um critério obrigatório, a verdade é que ainda vemos vários equipamentos a serem lançados com o velhinho Micro-USB, realidade essa que deve mudar nos próximos anos com a queda do preço dos conectores USB Tipo-C.

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Publicidade