Os dados divulgados pelos especialista da Kaspersky demonstram um aumento da atividade de malware com o intuito de roubar as senhas dos utilizadores. Estes dados são referentes ao 1º semestre do ano (janeiro a setembro).
Portugal segue tendência oposta quando comparado a nível internacional, registando uma queda no número de ataques em 2021.
Malware especial (Trojan-PSW) utilizado para roubo de dados
Nos últimos meses a atividade registada pelos especialistas sofreu um aumento no número de ataques por malware com o foco em roubar informações de início de sessão.
Recorrendo ao Trojan-PSW, os cibercriminosos tentam assim recolher informações dos utilizadores. Foram registados pela Kaspersky um total de 445.682 deteções e 24.418 utilizadores foram afetados até setembro deste ano.
Após a análise dos dados recolhidos, foi possível concluir que houve um aumento no número de utilizadores atacados durante o período em questão. Em setembro, por exemplo, existiram cerca de mais 160 mil alvos que no mês de abril, correspondendo a um aumento de 45%.
A quantidade total de deteções também aumentou em relação ao ano anterior: de 24,8 milhões para 25,5 milhões. No caso de Portugal, este valor passou de 506.840 em 2020 para 445.682 em 2021. Ao nível de utilizadores afetados, registou-se também uma quebra em relação ao ano anterior, a nível nacional – 28 967 vs. 24 418.
Os ataques por malware têm tido uma tendência constante no que diz respeito ao aumento da sua utilização nos ataques informáticos. A diversidade que oferecem aos atacantes permite que tentem aceder a informação em qualquer sistema (incluindo o MacOS).
Os especialistas concordam todos que este é um problema que precisa de ser levado a sério por todos os utilizadores pois a tendência será de continuar a aumentar em número de ataques.
Os utilizadores devem proteger-se ao máximo recorrendo a softwares apropriados para o efeito e mantendo todos os sistemas e aplicações atualizados. Além disso devem apostar numa password diferente para cada conta e com senhas fortes e diversificadas.