Malware: mais de 45% dos utilizadores foram atacados por “ladrões de passwords”

Os dados divulgados pelos especialista da Kaspersky demonstram um aumento da atividade de malware com o intuito de roubar as senhas dos utilizadores. Estes dados são referentes ao 1º semestre do ano (janeiro a setembro).

Portugal segue tendência oposta quando comparado a nível internacional, registando uma queda no número de ataques em 2021.

login senha malware pc mac hacker ransomware
Publicidade

Malware especial (Trojan-PSW) utilizado para roubo de dados

Nos últimos meses a atividade registada pelos especialistas sofreu um aumento no número de ataques por malware com o foco em roubar informações de início de sessão.

Recorrendo ao Trojan-PSW, os cibercriminosos tentam assim recolher informações dos utilizadores. Foram registados pela Kaspersky um total de 445.682 deteções e 24.418 utilizadores foram afetados até setembro deste ano.

image malware

Após a análise dos dados recolhidos, foi possível concluir que houve um aumento no número de utilizadores atacados durante o período em questão. Em setembro, por exemplo, existiram cerca de mais 160 mil alvos que no mês de abril, correspondendo a um aumento de 45%.

A quantidade total de deteções também aumentou em relação ao ano anterior: de 24,8 milhões para 25,5 milhões. No caso de Portugal, este valor passou de 506.840 em 2020 para 445.682 em 2021. Ao nível de utilizadores afetados, registou-se também uma quebra em relação ao ano anterior, a nível nacional – 28 967 vs. 24 418.

login senha malware pc mac hacker ransomware

Os ataques por malware têm tido uma tendência constante no que diz respeito ao aumento da sua utilização nos ataques informáticos. A diversidade que oferecem aos atacantes permite que tentem aceder a informação em qualquer sistema (incluindo o MacOS).

Os especialistas concordam todos que este é um problema que precisa de ser levado a sério por todos os utilizadores pois a tendência será de continuar a aumentar em número de ataques.

Os utilizadores devem proteger-se ao máximo recorrendo a softwares apropriados para o efeito e mantendo todos os sistemas e aplicações atualizados. Além disso devem apostar numa password diferente para cada conta e com senhas fortes e diversificadas.

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade