Qual a marca que vendeu mais smartphones durante o ano 2022?

Num mercado com inúmeras ofertas, a guerra para tentar ter o maior número de smartphones vendidos acaba por trazer inúmeras marcas conhecidas para o campo.

Em 2022 houve algumas percas de mercado, no entanto, a Samsung e a Apple mantiveram-se no topo da lista, com a sul coreana a conseguir vender o maior número de smartphones em comparação às restantes marcas.

smartphones lei jun smartphones
Publicidade

Samsung vendeu mais smartphones, mas Apple dominou o último trimestre do ano

Sem grandes surpresas em 2022, as três marcas que mais smartphones venderam, segundo os dados da Canalys, que analisou o número de equipamentos fornecidos pelas marcas a nível global, foram a Samsung, a Apple e a Xiaomi.

No entanto, existem períodos melhores para cada uma das marcas e, no caso da Xiaomi, as perdas foram maiores que o que seria esperado quando comparado com os números de 2021.

A Oppo e a Vivo conseguiram ainda estar colocadas no Top 5 a nível mundial, mas com uma diferença considerável face às duas gigantes que ocupam os primeiros lugares da lista de venda de smartphones a nível global.

image 46 smartphones

Se os números se tivessem mantido constantes, a Samsung tinha simplesmente crecido de 20 para 22% da quota de mercado, seguida pela Apple que subiu de 17 para 19% e a Xiaomi que em 2022 terá caído dos 14 para os 13%. No entanto, o cenário não é assim tão linear, uma vez que existiu uma queda drástica no fornecimento global de smartphones com valores 11% mais baixos que no ano anterior.

Estes valores correspondem a um total de 1.2 mil milhões de smartphones vendidos em todo o mundo, o que continua a ser menos que em anos anteriores.

O último trimestre teve muitas variáveis

Uma vez que a Apple só apresenta os seus novos modelos dos iPhone perto do final do ano, não é surpresa nenhuma que esta tenha sido a marca com o maior número de smartphones vendidos neste período especifico.

A empresa de Cupertino conseguiu aumentar o market share dos anos anteriores (23%) para os 25% de vendas em 2022. Já a Samsung, neste último trimestre, aumentou as suas vendas apenas de 19 para 20%, da mesma forma que a Oppo aumentou as vendas de 9 para 10%, ficando em quarto lugar, e a Vivo manteve os 8%, assim como a Xiaomi que se manteve com 11% do market share.

image 45 smartphones

No final das contas, a Samsung continua a liderar o mercado

Apesar da constante dificuldade que o mercado dos smartphone tem vindo a enfrentar nos últimos anos, nem todos foram afetados da mesma forma.

A Vivo, a Oppo e a Xiaomi, enfrentaram algumas quedas no mercado dos smartphones, com os valores finais de vendas a serem mais baixos que em anos anteriores. Já a Samsung e a Apple conseguiram manter os seus números.

No total, houve um declínio de 11% no número de smartphones vendidos em 2022, com “apenas” 1.2 mil milhões de equipamentos a serem distribuídos a nível global.

image 47 smartphones

Apesar de tudo, de forma estimada, os números de cada empresa não deixam de ser grandes:

  • Samsung: por volta dos 264 milhões (22%)
  • Apple: por volta dos 228 milhões (19%)
  • Xiaomi: por volta dos 156 milhões (13%)
  • Oppo: por volta dos 108 milhões (9%)
  • Vivo: por volta dos 108 milhões (9%)

Em 2021, os números haviam sido ligeiramente diferentes, uma vez que, no total, tinham sido contados pela Canalys, um total de 1.35 mil milhões de smartphones vendidos a nível global:

  • Samsung: aproximadamente 274.5 milhões (20%)
  • Apple: aproximadamente 230.1 milhões (17%)
  • Xiaomi: aproximadamente 191.2 milhões (14%)
  • Oppo: aproximadamente 145.1 milhões (11%)
  • Vivo: aproximadamente 129.9 milhões (10%)

Apesar de manterem as posições do ano anterior, em 2022 todas as empresas acabaram por sofrer uma quebra no número de smartphones vendidos, sendo a diferença maior numas marcas que noutras.

Participe no passatempo:
passatempo xiaomi smart band 8

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory