Numa altura em que já há smartphones a carregar a 120W, qual será a média de potência nos smartphones atuais?
Segundo um estudo, a resposta é 34W.
Em 2023, smartphones carregam, em média, a 34W
A tecnologia de carregamento rápido é algo que tem evoluído muito rapidamente.
Atualmente temos smartphones capazes de realizar um carregamento rápido a 240W, como é o caso da Realme, permitindo recuperar toda a bateria em poucos minutos. A Xiaomi e a OPPO já apontam também para os 300W.
Mas será que o mercado tem evoluído à velocidade desta tecnologia?
Para responder a esta questão, a Counterpoint Research revelou que a média de tecnologia de carregamento em 2023 é de 34W, um valor que cresceu 6% face a 2022 (30W) e uma subida ainda mais relevante quando consideramos a média de 18W em 2018.
Atualmente são as marcas chinesas que mais investem neste desenvolvimento, com a Realme, a VIVO, a Xiaomi e outras marcas chinesas a estarem acima dos 200W.
No lado inverso, marcas como a Apple e a Samsung mantém a potência máxima nos 25W, ficando para trás neste tipo de tecnologia.
Olhando para todos os modelos vendidos por cada marca, a HONOR é quem domina, com uma média de mais de 50W, acompanhado pela Xiaomi, VIVO ou OPPO.
Embora hoje seja cada vez mais rápido carregar o smartphone, têm surgido diversas questões relacionadas com a durabilidade da bateria quando usamos valores de carregamento excessivamente altos.
Neste sentido, muitos fabricantes têm preferido manter a tecnologia de carregamento, no máximo, nos 67W, aguardando mais dados sobre as velocidades mais elevadas.