MediaTek ultrapassa Qualcomm na liderança de mercado

Após uma análise do mercado de processadores mobile realizada pela Counterpoint Research, foi possível concluir que a MediaTek conseguiu atingir o primeiro lugar do pódio, ultrapassando assim a Qualcomm.

Os resultados finais apontam para um novo recorde da MediaTek que, atualmente, conseguiu dominar mais de 40% do mercado dos processadores mobile.

processador mediatek
Publicidade

MediaTek conseguiu a liderança com uma margem grande

Os especialistas concluíram que a empresa tailandesa conseguiu atingir os 43% de quota do mercado dos processadores mobile este ano. No período anterior, a marca detinha “apenas” 37% do mercado e, quando comparado com o mesmo período do ano passado, os valores eram mais baixo, dominando apenas 26% do mercado.

O segundo lugar ficou então para a Qualcomm, que conta com uma quota de mercado de 28%, seguida pela Apple que conta com um domínio de 14% de todo o mercado.

Qualcomm Snapdragon 775g

A empresa de Cupertino ainda não pode ser considerada como uma grande ameaça para a MediaTek ou para a Qualcomm, mas garantidamente que tem visto crescimentos de ano para ano e, brevemente, poderá começar a criar um impacto ainda maior no mercado dos processadores mobile.

Tendo em consideração as vendas esperadas do recentemente anunciado iPhone 13, é esperado um crescimento dos valores da empresa para este mercado.

O quarto lugar é ocupado pela UNISOC, com 9% do mercado, que viu um crescimento de 5% quando comparados com os resultados obtidos no período homologo. O 5º lugar está ao encargo da Samsung, com apenas 7% do mercado.

mediatek dimensity 700

A HiSilicon (Huawei) teve uma das maiores quedas registadas de um ano para o outro, passando dos 16% de mercado para apenas 3%.

O cenário altera-se completamente quando falamos dos processadores com capacidade para a rede 5G. Neste segmento, a Qualcomm encontra-se na liderança com uma grande vantagem, pois a empresa detém 55% da quota de mercado.

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Publicidade