Qual é a melhor forma de tirar o máximo partido da sua ligação doméstica à Internet?

Atualmente, a grande maioria dos lares das grandes e pequenas cidades dispõe de um serviço de ligação à Internet, que pode ser fornecido por diferentes meios, sendo a fibra ótica o mais comum e difundido.

Quando se subscreve um plano de Internet, o fornecedor de rede oferece uma velocidade específica de carregamento e descarregamento, medida em megabits por segundo (Mbps).

Deco X60 tp-link
Publicidade

Atualmente, as empresas de telecomunicações oferecem contratos com velocidades muito elevadas, até 10 Gbps, que prometem uma ligação potente para a qual não será difícil realizar acções como descarregar ficheiros de grandes dimensões, ver streaming de vídeo 4K ou fazer videochamadas.

No entanto, a velocidade de Internet contratada não é, muitas vezes, representativa da qualidade da ligação, que se mede pela eficiência e estabilidade da rede. Isto deve-se a vários fatores em que o equipamento utilizado desempenha um papel fundamental.

Velocidade da ligação contratada versus qualidade da rede: Qual é a melhor forma de tirar o máximo partido da sua ligação doméstica à Internet?

Por exemplo, mesmo que um utilizador tenha contratado a velocidade máxima oferecida pelo seu ISP, se o router instalado não tiver a tecnologia mais recente ou for de má qualidade, a ligação será significativamente afetada.

Por outro lado, existe a cobertura da rede. A maioria das pessoas opta por utilizar uma ligação sem fios devido à sua comodidade, embora o Wi-Fi tenha certas características associadas que podem afetar a qualidade da ligação, como a interferência de outros dispositivos eletrónicos em casa, como micro-ondas ou telefones sem fios.

tp-link re700x

Além disso, o sinal Wi-Fi pode ser enfraquecido ao penetrar nas paredes ou no teto. Isto afeta a qualidade da ligação, fazendo com que os utilizadores não possam tirar o máximo partido da velocidade contratada.

Os fornecedores de serviços de Internet (ISP) devem ter em conta estas situações quando efetuam novas instalações de rede nas habitações, para que os utilizadores possam tirar o máximo partido da velocidade de Internet contratada, obtendo a melhor qualidade de ligação. Atualmente, duas tecnologias surgem como as melhores alternativas para proporcionar uma infraestrutura de rede estável.

FTTR (Fiber To The Room)

Ao contrário da fibra tradicional, também conhecida como FTTH (Fiber to the Home), que leva a fibra ótica do ISP (Internet Service Provider) até à casa através do router, a FTTR (Fiber To The Room) permite o acesso à rede em cada divisão através de um cabo muito fino e transparente que se liga a repetidores.

Tp-Link Archer AX50

A principal vantagem é o facto de eliminar as limitações das redes sem fios e de não necessitar de obras para a sua instalação, devido ao formato do próprio cabo de rede. Permite velocidades de ligação até 1Gbps, reduz a latência e evita o potencial congestionamento da rede sem fios.

Tecnologia Wi-Fi Mesh

A melhor solução que as empresas de telecomunicações podem oferecer para que os utilizadores possam usufruir de toda a velocidade contratada, sem problemas de cobertura ou estabilidade, é o Wi-Fi Mesh.

Com este sistema, vários equipamentos ou nós de rede se interconectam entre si para formar uma única rede com grande cobertura e sem interrupções em toda a casa.

Ao contrário dos extensores tradicionais, que se limitam a amplificar o sinal, os pontos de acesso Wi-Fi Mesh utilizam a comunicação entre nós para criar uma rede potente e segura, capaz de cobrir grandes áreas com uma ligação estável. Isto deve-se ao facto de dispositivos como telemóveis ou computadores portáteis se ligarem automaticamente ao nó com o sinal mais forte.

Tp-Link Deco X90

A Aginet tem a solução Wi-Fi Mesh mais avançada do mercado, utilizando as tecnologias EasyMesh e Wi-Fi 7, revolucionando a forma como as casas se ligam à Internet ao proporcionar uma verdadeira cobertura sem descontinuidades com um desempenho extraordinário em todos os cantos da casa.

A Aginet oferece às empresas de telecomunicações uma plataforma abrangente, desde o equipamento de rede até às ferramentas de gestão de rede.

O vasto portefólio de equipamento Wi-Fi Mesh da Aginet inclui o sistema HX220, que inclui o Wi-Fi 6 AX1800, que atinge velocidades de rede até 1200Mbps na banda de 5GHz e 574Mbps na banda de 2,4GHz. Também suporta o protocolo MU-MIMO, OFDMA e possui funcionalidades de valor acrescentado, como o Controlo Parental, VPN, LAN QoS e Ookla Speedtest.

Carlos Costa, Tp-Link

O avançado equipamento de rede TP-link Aginet permite aos operadores proporcionar aos seus utilizadores uma excelente qualidade de ligação, tirando o máximo partido da velocidade contratada, ideal para desfrutar de jogos online ou assistir a séries e filmes 4K em streaming.

Artigo escrito por Carlos Costa, Pre-sales Engineer da TP-Link

Participe no passatempo:
nordvpn promocao

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory