fbpx

Menu “desligar” vai receber novas funções e atalhos no Android 11

Ao longo dos anos, o botão de ligar/desligar tem ganho cada vez mais utilidade. Se inicialmente servia apenas para a sua função base, ou seja, ligar e desligar o equipamento, hoje permite aceder a um menu mais avançado com funções de reiniciar, bloquear, aceder aos dados de emergência ou ativar a assistente de voz.

No entanto, a Google ainda não está satisfeita com as opções que o menu “desligar” apresenta e pretende torná-lo mais útil ao adicionar funções e atalhos com a chegada do Android 11.

Android 11 traz controlos rápidos e acesso à domótica no menu “desligar”

Com o lançamento do Android 11 Developer Preview 1, a equipa do XDA Developers encontrou uma nova função que aparentava transformar o menu “desligar” num centro de controlo de domótica, algo que se veio a verificar com a versão Developer Preview 2.

Depois de analisar o Framework e o SystemUI, o progamador Quinny899 desenvolveu uma aplicação que permitia testar a nova API. Embora não tivesse resultado com a primeira versão do Android 11, o segundo update permitiu que esta funcionasse parcialmente.

Publicidade

Nas capturas de imagem partilhadas, podemos ver uma nova área reservada para controlos rápidos com um botão que permite configurar esta área com controlos personalizados. Segundo a documentação oficial da Google lançada com a Developer Preview 2, esta é uma área que irá permitir adicionar atalhos para dispositivos de domótica.

Além disso, este menu “desligar” poderá também receber um atalho para facilitar os pagamentos por NFC, permitindo escolher o cartão pretendido e iniciar este processo.

Embora a base esteja construída, cada fabricante deverá optar por colocar este menu a seu gosto de forma a ir ao encontro ao aspeto das suas personalizações do sistema Android.

Esta e outras novidades serão apresentadas pela Google com o lançamento oficial do Android 11, que foi, entretanto, adiado para uma data ainda por definir.

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Publicidade