O mercado dos smartphones está oficialmente em queda no mercado europeu, com as vendas a registar reduções significativas no 1º trimestre.
Com todas as marcas em queda, este período surpreendeu pela queda da liderança da Apple que foi ultrapassada pela Samsung.
Mercado em queda no 1º trimestre coloca Samsung na liderança do mercado dos smartphones na Europa
Depois de vários anos de grandes crescimentos, o mercado dos smartphones está atualmente a registar uma queda acentuada.
Segundo a Counterpoint, o 1º trimestre de 2023 foram enviadas para o mercado 280 milhões de unidades, um valor que representa uma queda de 7% face ao trimestre anterior e uma redução de 14% face ao mesmo período no ano passado.
Neste período, a Samsung foi a fabricante mais relevante, recolhendo 22% do mercado, ultrapassando a Apple que alcançou uma quota de 21%.
Olhando para o mercado Europeu, esta foi a região com a maior queda, tendo registado um decréscimo de 41%, com a queda a ser mais evidente na Rússia e a Europa Central e Oriental devido à guerra.
Quanto à quota de mercado na Europa, a Samsung lidera com 33%, seguido da Apple com 27%, Xiaomi com 18%, OPPO com 4% e a Realme com 3%.