A Mercedes está há bastantes meses a desenvolver um novo sistema operativo para os seus carros, o MB.OS.
Conheça este software e as muitas novidades que irá trazer.
Mercedes prepara-se para lançar MB.OS na versão 2024 dos seus carros
A Mercedes está a desenvolver um novo sistema operativo que pretende integrar nos seus carros já a partir do final deste ano, nas versões 2024 dos seus novos veículos.
O MB.OS será baseado em Linux e está desenhado para permitir a integração de softwares de terceiros, como será o caso das plataformas da Google.
Esta parceria com a gigante americana irá permitir aos carros da Mercedes acederem Google Maps, Cloud e YouTube.
Desta forma, será possível à Google chegar aos muitos clientes da marca alemã, além da Mercedes ter acesso a diversos dados relacionados com os seus clientes e a integrações úteis, como é o caso do sistema de condução assistida basear-se em dados de navegação do Google Maps.
Além da Google, a Mercedes está também a trabalhar com outras empresas de forma a desenvolver a sua nova geração de veículos.
A Origin está a fabricar a primeira de geração de chips para a plataforma de arquitetura modular da Mercedes (MMA), enquanto a Luminar está a ajudar com a tecnologia LiDAR.
Já a Nvidia, está a desenvolver a condução assistida da marca, estando a ultimar os detalhes no nível 3 de condição autónoma.
A empresa alemã pretende ainda abrir o seu sistema a outras empresas, estando já planeado o lançamento do TikTok, Zoom e Angry Birds.
Dados de negócios e moradas chegarão este ano aos carros com MBUX
Os carros novos não serão os únicos a ter novidades. A Mercedes está também a atualizar alguns dos seus carros com o sistema atual MBUX de forma a que possam aceder aos dados de milhões de negócios e moradas incluídos no Google Maps.
Mercedes quer também explorar as subscrições
Embora sejam proibidas na Europa, a empresa alemã pretende criar planos de subscrição onde são ativos determinados extras conforme o plano empresa alemã.
Alguns packs são já conhecidos, como é o caso do MB.Connect (com softwares de navegação, entretenimento e comunicação) ou o MB.Charge que dá acesso prioritário a postos de carregamento Mercedes.
Na União Europeia estes packs serão vendidos como compra de valor único na aquisição do carro, embora no resto do mundo os utilizadores poderão acionar certo extra apenas por alguns dias ou meses.