A empresa Facebook vai sofrer uma enorme reestruturação, começando pela mudança de nome que, a partir desta quinta-feira, passou a adotar o nome Meta.
A rede social vai manter o nome Facebook, mas a empresa mãe (detentora também do WhatsApp e do Instagram) vai sofrer algumas mudanças, incluindo no nome, dando assim inicio à criação daquilo que Mark Zuckerberg apelidou de Metaverso.
Empresa Facebook muda de nome para Meta
Novo logo, nova estrutura e novos planos. A mudança anunciada pela empresa que vai agora reunir todas as redes sociais da Facebook, promete a criação de mais 10 mil novos empregos na União Europeia nos próximos cinco anos.
A aposta da “nova” empresa é focada no digital e em “criar um maior senso de ‘presença virtual'”. A ideia do “Metaverso” é a de criar um espaço virtual 3D social onde é possível partilhar diversas experiências imersivas que agregam todo o universo detido pela empresa.
Este investimento vai permitir interações mais facilitadas entre os utilizadores que poderão fazer algumas atividades que são impossíveis de realizar no mundo físico.
A escolha do nome, segundo o CEO da empresa, vai de encontro a um dos significados para “Meta“, o “além”. Desta forma, a empresa explica logo que tem um compromisso de construir diversas tecnologias sociais que levam a conexão digital das pessoas a um nível superior que o atual.
“O metaverso vai parecer um hibrido da experiência social online dos dias de hoje, por vezes expandido em 3D ou projetado para o mundo físico.”, explica a empresa em comunicado. “Vai permitir a partilha de experiências imersivas com outras pessoas mesmo quando não podem estar juntas”, explica a Meta.
Esta é anunciada como a próxima evolução da conexão social e promete um grande investimento na realidade virtual e aumentada e numa forma de trazer esta tecnologia para o mundo físico.