A Microsoft é hoje uma das gigantes tecnológicas mais conceituadas e com maior nome no mercado.
Responsável por vários produtos de sucesso, como o Windows, o Office, a Xbox ou os Surface, estes são na verdade pequenos exemplos dos muitos projetos que esta empresa tem entre mãos.
A marca americana tem também deixado a sua marca em Portugal, onde tem colaborado ativamente nos últimos 30 anos na transformação digital do país.
Microsoft celebra 30 anos em Portugal
Foi em 1990 que a Microsoft abriu os seus escritórios e empregou o primeiro colaborador em Portugal.
Após 30 anos, a marca americana tem conseguido desempenhar um papel importante no nosso panorama digital e emprega agora 1100 pessoas, tendo metade deste número sido contratado nos últimos 4 anos.
Durante 30 anos a Microsoft Portugal teve um papel fundamental no desenvolvimento da economia e a digitalização da sociedade portuguesa. No atual contexto, esse papel é ainda mais fulcral. Recentemente, estivemos na resposta inicial de emergência ao COVID-19. Agora estamos focados em ajudar os nossos clientes na recuperação económica e a re-imaginar como irão trabalhar, otimizar as suas operações, relacionar-se com os seus clientes ou até criar novos produtos e serviços, para o pós-pandemia. Estamos ainda empenhados em capacitar digitalmente pessoas, comunidades e organizações para garantir uma recuperação económica sustentável e inclusiva.
Paula Panarra, Directora-Geral da Microsoft Portugal.
A aposta no nosso país assenta no mote “Ativar Portugal”, e tem como objetivo construir um forte ecossistema suportando a Transformação Digital através da tecnologia.
Para isso, embora enfrentando um ano conturbado devido ao Covid-19, a empresa americana aponta os seguintes 3 pilares como visão para este ano fiscal:
Economy Recovery
Com a pandemia, a Microsoft ajudou os seus clientes a responder com urgência às necessidades do momento. No entanto, agora enfrenta como objetivo central a necessidade de apoiar na recuperação económica.
Para isso a organização está a fornecer ferramentas, soluções e orientação para capacitar colaboradores, otimizar operações e, em alguns casos, mudar produtos e serviços, assim como a disponibilização de uma arquitetura de segurança “Zero Trust” que protege pessoas, dispositivos, aplicações e dados, quando tudo é remoto.
Skilling
A crescente digitalização e transformação dos postos de trabalho implica que as competências humanas são cada vez mais necessárias. As empresas terão de garantir as competências certas na força de trabalho e tomar decisões de reskilling e upskilling para a construção de uma geração sólida, com talento e que garanta também o retorno do investimento.
A Microsoft lançou recentemente uma iniciativa de competências globais com o objetivo de levar a digitalização a mais de 25 milhões de pessoas em todo o mundo até o final do ano. Esta iniciativa reunirá todos os departamentos da empresa, combinando recursos existentes e novos do LinkedIn, GitHub e Microsoft.
A nível nacional, o programa UPSkill – Digital Skills & Jobs é outro exemplo do que a Microsoft tem estado a realizar nesta área, o programa destina-se a quem queira ter uma oportunidade profissional no setor das tecnologias de informação, tendo como objetivo qualificar recursos humanos em tecnologias digitais. Assim como, a parceria com a Fundação José Neves na aposta na educação e nas competências em novas áreas do conhecimento associadas à tecnologia e ao digital.
Sustentabilidade
A Microsoft está comprometida em fazer chegar o poder da tecnologia a todos para que, com ela, se possa criar um futuro mais sustentável.
Em 2030, a marca pretende ser carbono negativa, e, até 2050, vai retirar do ambiente todo o carbono que a empresa emitiu diretamente ou através do consumo elétrico, desde a sua fundação.
No início de 2021, a empresa vai também tornar a redução de carbono uma condição explícita nos seus processos de aquisição de produtos e serviços.
Para os clientes empresariais do Azure, a Microsoft desenvolveu a Calculadora de Sustentabilidade que fornece informações com base nos dados das emissões de dióxido de carbono associadas aos serviços utilizados.
Desta forma, a marca caminha assim para cimentar cada vez mais a presença e influência no nosso país, ajudando cada vez mais pessoas e empresas no grande desafio da transformação digital dos seus serviços, processos e produtos.
[su_button url=”https://bit.ly/techbitfacebook” target=”blank” background=”#333333″ size=”8″ icon=”icon: thumbs-o-up”]Siga o Techbit no Facebook[/su_button]