Microsoft anunciou novos computadores Copilot+ preparados de origem para a IA

A Microsoft anunciou os novos computadores Copilot+, a mais recente categoria de computadores Windows desenvolvidos para potenciar a utilização de Inteligência Artificial (IA).

Com esta novidade, a tecnológica promete disponibilizar ao mercado os computadores Windows mais rápidos e inteligentes alguma vez criados, graças à integração de um novo e potente chip silicon capaz de processar mais de 40 TOPS (trillion operations per second), assim como a uma bateria com duração para todo o dia, e acesso aos modelos de IA mais avançados, permitindo a cada utilizador de Copilot+ fazer um conjunto de tarefas que não consegue fazer em qualquer outro computador.

Mais especificamente, a Microsoft introduziu nestes modelos uma arquitetura totalmente nova capaz de aliar o poder da CPU, GPU e de uma nova Unidade de Processamento Neural (NPU) de elevado desempenho.

Ligados e melhorados através de grandes modelos de linguagem (LLMs) – executados a partir do Azure Cloud – e em conjunto com pequenos modelos de linguagem (SLMs), os Copilot+ conseguem atingir um nível de desempenho nunca antes visto.

Copilot+ microsoft
Publicidade

São até 20 vezes mais potentes e até 100 vezes mais eficientes a executar workloads de IA, para além de oferecerem uma aceleração de IA líder na indústria.

Com uma eficiência incrível, os novos Copilot+ podem proporcionar ainda até 22 horas de reprodução de vídeo ou 15 horas de navegação na Web com um único carregamento, podendo mesmo alcançar uma autonomia de bateria para um dia inteiro.

A nível de segurança, todos os computadores Copilot+ saem da caixa previamente protegidos. O processador Microsoft Pluton Security é ativado por predefinição em todos os Copilot+, que introduzem um conjunto de novas funcionalidades, atualizações e predefinições no Windows 11 que facilitam a segurança dos utilizadores.

Além disso, incluem controlos personalizados de privacidade que ajudam a proteger aquilo que é mais importante para o utilizador.

Outra das grandes novidades dos novos Copilot+ é a função de pesquisa e recuperação de informação melhorada. Graças à opção Recall, é possível a cada utilizador aceder virtualmente a tudo o que viu ou fez no computador, como se fosse uma memória fotográfica, uma vez que os Copilot+ organizam as informações de acordo com o utilizador.

Isto permite ajudar a recordar coisas que a pessoa se possa ter esquecido e encontrar o que procura de uma forma mais rápida e intuitiva.

Por outro lado, a Microsoft dá um passo em frente na criação e edição de imagens com IA com estes novos modelos. Através do Cocreator, passa a ser possível a cada utilizador combinar traços com sugestões de texto para gerar novas imagens quase em tempo real.

Copilot microsoft 4 jpg copilot

À medida que se interage, o trabalho artístico acompanha o processo, ajudando o utilizador a aperfeiçoar, editar e desenvolver mais facilmente as suas ideias.

Os poderosos algoritmos que têm por base a difusão otimizam a produção de elevada qualidade em curtos passos, para que o utilizador sinta que está a criar algo em conjunto com a IA.

Neste campo, a Microsoft estabeleceu também parcerias com diversas aplicações para tirar partido do poder da NPU para proporcionar novas experiências de IA. Foram elas a Adobe, a DaVinci Resolve Studio, a CapCut, a Cephable, a LiquidText e a djay Pro.

Mas as novidades não ficam por aqui. Os novos Copilot+ incorporam também a tecnologia Live Captions, que oferece traduções em direto e transforma qualquer áudio que passe pelo computador numa única experiência de legendas em inglês, em tempo real no ecrã e em todas as aplicações de forma consistente.

Com esta aplicação, torna-se possível traduzir áudios ao vivo ou pré-gravados a partir de qualquer aplicação ou plataforma de vídeo de mais de 40 idiomas para inglês de forma instantânea, automática e mesmo quando o utilizador estiver offline.

Outra das melhorias é ao nível do Windows Studio, que passa a ter uma melhor aparência e projeção de som de forma automática com controlos facilmente acessíveis. A luz ajusta-se automaticamente à imagem para melhorar a iluminação num ambiente escuro ou para destacar os pixéis de primeiro plano num ambiente com pouca luz.

Três novos filtros criativos (ilustrado, animado ou aguarela) dão um novo toque artístico. Por sua vez, o teleponto ajuda a manter o contacto visual enquanto se lê o ecrã com novas melhorias na focagem de voz.

Para além de tudo isto, cada Copilot+ vem acompanhado de um poderoso assistente pessoal de IA, disponível a partir da nova tecla Copilot. O Copilot irá oferecer a tão esperada experiência completa de aplicação, através de um design simples, poderoso e personalizado.

Copilot+ microsoft

O Copilot coloca, literalmente, os modelos de IA mais avançados na ponta dos dedos do utilizador. Nas próximas semanas, será possível aceder aos modelos mais recentes, incluindo o GPT-4o.

Os novos Copilot+ encontram-se agora em pré-venda e ficarão disponíveis ao mercado a partir de 18 de junho, através dos primeiros Surface Copilot+ (Surface Pro e Surface Laptop), bem como de modelos das marcas parceiras Acer, ASUS, Dell, HP, Lenovo e Samsung.

Todos eles serão lançados com os processadores Snapdragon® X Elite e Snapdragon® X Plus, e apresentam um elevado desempenho por watt, graças à CPU Qualcomm Oryon™, que oferece também um nível de eficiência de bateria incomparáveis.

A GPU Qualcomm® Adreno™ integrada de alta qualidade oferece gráficos impressionantes para um entretenimento mais imersivo. Estes lançamentos representam também uma expansão da parceria entre a Microsoft e as marcas Intel e AMD, agora materializada com o Lunar Lake e o Strix.

No caso dos primeiros Surface Copilot+, o novo Surface Laptop traz potência num design portátil moderno e atualizado com molduras extremamente finas, um ecrã tátil mais luminoso, uma câmara melhorada por IA, áudio premium e, agora, com um touchpad tátil.

Copilot+ microsoft

Disponível nas versões de 13,8 polegadas e 15 polegadas e quatro cores deslumbrantes, oferece até 22 horas de reprodução de vídeo local na versão de 15“ ou até 20 horas na versão de 13,8”, para além de um desempenho incrível e experiências de IA totalmente novas.

Já o novo Surface Pro é o portátil 2-em-1 mais flexível, agora reinventado com mais velocidade e duração da bateria para proporcionar novas experiências de IA.

Apresenta um novo ecrã OLED com HDR opcional e uma câmara de campo de visão ultra-angular, perfeita para o Windows Studio Effects. O novo Teclado Surface Pro Flex é o primeiro teclado 2-em-1 concebido para ser utilizado desligado ou ligado ao equipamento.

Proporciona uma estabilidade melhorada, com armazenamento e carregamento da Surface Slim Pen integrados na perfeição, bem como um touchpad silencioso.

Participe no passatempo:
giveaway tribit stormbox micro 2

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X