fbpx

Microsoft poderá contornar exigências da Apple com app que espelha conteúdo da Xbox

O mundo dos jogos enfrenta este ano uma grande evolução com a chegada de novas tecnologias.

Se por um lado irão estrear as novas gerações de consola, com a chegada da PlayStation 5 e das Xbox Series S e Series X, por outro temos também o arranque das plataformas de Cloud Gaming (GeForce Now, Google Stadia e Microsoft xCloud).

No caso dos jogos processados através da nuvem, as últimas novidades chegam-nos da solução da Microsoft, com a xCloud a ser integrada no Xbox Game Pass e garantindo o acesso a 150 jogos.

No entanto, embora esta plataforma esteja disponível em várias plataformas (Android, macOS, Windows), está limitada para versões alteradas de Android e para iOS.

No caso da Apple, depois de uma recusa inicial ao suporte a esta nova tecnologia, deu um passo atrás alguns dias depois, embora tenha apresentado uma solução irrealista.

De forma a contornar este assunto, a Microsoft está já a preparar uma nova aplicação, que irá permitir aceder aos jogos da Xbox através de um iPhone (iOS) ou iPad (iPadOS).

xbox app streaming xbox smartphone microsoft
Publicidade

Microsoft tenta contornar limitações impostas pela Apple com app que faz streaming da Xbox

Com a sua plataforma de jogos na cloud a ganhar tração, a Microsoft pretende levá-la a todos os equipamentos. No entanto, do lado da Apple, a integração do xCloud não tem sido facilitada.

Depois de recusar a implementação desta plataforma nos seus sistemas móveis, devido a infringir as regras da App Store, a marca americana voltou atrás e alterou as regras para que esta tecnologia fosse aceite.

No entanto, impôs como condição que cada jogo tivesse de ser carregado individualmente e instalado através da App Store, algo que contraria o objetivo deste tipo de plataformas que procura ser uma Netflix dos videojogos.

Dado que a regularização deste processo será ainda prolongada, a Microsoft decidiu contornar este problema com uma aplicação que faz streaming diretamente da consola do utilizador.

xbox app streaming xbox smartphone

Num funcionamento idêntico à aplicação OneCast, esta nova aplicação que permite o stream da consola para o smartphone gratuitamente dentro da rede local, já está disponível no Android e irá agora chegar em breve ao iOS.

Com a Apple a dificultar a chegada ao seu sistema das plataformas de Cloud Gaming, esta foi assim uma das soluções encontradas para oferecer aos utilizadores deste sistema uma oportunidade de utilizarem a sua plataforma xCloud.

Siga o Techbit no Facebook

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Publicidade