Com o contrato que liga o Mozilla Firefox e a Apple à Google a terminar, a Microsoft tenta espreitar uma oportunidade.
A empresa americana pretende que o Bing substitua o Google como ferramenta de pesquisa padrão.
Microsoft tenta colocar Bing como ferramenta de pesquisa padrão no Firefox
O contrato que liga a Mozilla à Google de forma a integrar o motor de pesquisa como padrão no Firefox termina já no próximo ano, estando agora a começar as conversações sobre a sua renovação.
Com a integração do ChatGPT no Bing, a Microsoft tem verificado um crescimento muito significativo da utilização do seu motor de pesquisa, marcando um dos melhores períodos do Bing que a Microsoft quer aproveitar para ganhar vantagem.
Assim, a empresa americana está a tentar entrar em negociações com a Mozilla de forma a ganhar o contrato que pertence atualmente à Google.
Embora o facto do Bing ser motor de pesquisa padrão do Firefox não obriga a que este seja utilizado, uma vez que pode ser substituído a qualquer altura por outro, mas ajuda a que a taxa de utilização possa subir de forma significativa.
Microsoft tem também Apple na mira
Além do contrato da Mozilla, também o contrato da Apple está a chegar ao fim e é uma oportunidade para a Microsoft ganhar mais espaço.
As guerras entre a Google e a Apple são já bastante conhecidas, existindo um certo desconforto com a utilização do Google como ferramenta de pesquisa padrão no iOS e outros sistemas da marca.
Vários rumores apontam para que a empresa da maça esteja a tentar desenvolver a sua ferramenta de pesquisa há bastante tempo, projeto este que não tem tido sucesso e que teve até baixas importantes recentemente.
Esta é assim a oportunidade da Microsoft se apresentar como alternativa, podendo procurar apresentar melhores condições para tentar retirar o Google dos equipamentos Apple, pelo menos de forma padrão.