Certamente já lhe aconteceu apagar um ficheiro que não queria, de forma acidental. Infelizmente isto acontece mais frequentemente do que as pessoas esperam, e é sempre uma dor de cabeça para tentar recuperar.
Embora haja vários bons softwares que prometem ajudar nesta tarefa, nem sempre é possível recuperar os ficheiros pretendidos.
Tudo depende se os setores apagados continuam livres, se já foram reescritos e se é possível aproveitar alguma coisa dos fragmentos encontrados.
Para ajudar nesta tarefa, a Microsoft lançou agora uma nova funcionalidade no Windows 10, o Windows File Recovery, que irá ajudar nesta tarefa.
Windows File Recovery – A nova ferramenta da Microsoft para recuperar ficheiros apagados
De forma a facilitar a recuperação de ficheiros apagados, a Microsoft lançou discretamente a ferramenta Windows File Recovery.
Esta nova ferramenta está disponível na linha de comandos, utilizando o comando winfr, e pode ser utilizada para analisar o disco do computador ou discos externos (como é o caso de pens USB ou cartões de memória) com sistemas de ficheiros NTFS, FAT, exFAT ou ReFD (Resilient File System) do Windows Server 2012. No caso dos discos SSD, a recuperação de ficheiros está limitado por TRIM.
Para usar esta ferramenta, o utilizador deve estar na versão 19041.0 ou superior do Windows 10 nas arquiteturas ARM, ARM64, x64 ou x86.
Como recuperar dados apagados usando a Windows File Recovery?
Se quer recuperar algum ficheiro que apagou, a ferramenda Windows File Recovery da Microsoft pode ser uma excelente solução.
Para a usar basta seguir os seguintes passos:
- Descarregar e instalar a aplicação Windows File Recovery da Microsoft Store. (Conseguimos encontrar através do link, mas não deixou instalar)
- Carregar na tecla windows, pesquisar por Windows File Recovery e abrir a aplicação.
- Carregar em Sim na mensagem de aviso que irá surgir.
- Na linha de comandos, inserir o comando no seguinte formato: winfr source-drive: destination-drive: [/switches]. Ambas as fontes devem ser diferentes e, ao usar o disco do sistema operativo, devem ser usadas as switches /n ou /y para ficheiros ou pastas.
- O Windows vai criar a pasta de recuperação Recovery_ on na drive de destino.
Embora não tenha um aspeto gráfico de fácil interação, uma vez que tem de ser utilizado pela linha de comandos, esta é uma forma nativa de realizar esta operação sensível.
Não é garantido que consiga recuperar todos os dados pretendidos, mas será assim mais uma ferramenta a recorrer caso aconteça o azar de apagar o ficheiro errado.