O governo de Trump tem centrado bastantes esforços em combater e controlar a atividade de empresas chinesas em território americano.
Depois da ZTE e da Huawei enfrentarem rígidas medidas impostas contra a sua atividade, agora é o TikTok que está a ser visado.
Segundo a administração de Trump, o TikTok apresenta fortes ligações ao governo chinês, podendo estar a passar informações relevantes sobre cidadãos americanos.
No entanto, poderá em breve surgir uma solução para este problema, uma vez que a Microsoft está a negociar parte das operações da rede social chinesa.
Microsoft poderá comprar operações do TikTok nos Estados Unidos, Austrália, Canadá e Nova Zelândia.
Já há algum tempo que se fala do possível interesse da Microsoft em negociar com o TikTok a compra de parte da sua atividade. Agora, com a administração de Trump a atacar a rede social chinesa, este interesse passou a uma intenção real de compra, tendo as conversas com a ByteDance já começado.
Neste negócio, a empresa americana pretende adquirir as operações do TikTok nos Estados Unidos, Austrália, Canadá e Nova Zelândia, de forma a garantir a segurança dos dados privados e o seu armazenamento nos Estados Unidos. Além disso, pretende ainda fazer uma análise de segurança à aplicação e oferecer consultoria de segurança aos governos locais.
Caso este negócio chegue a bom porto, a Microsoft fica então responsável pela operação nos países referidos e poderá convidar outras empresas americanas a tornarem-se investidoras minoritárias.
A ByteDance vê assim uma oportunidade para resolver os problemas com o governo americano, conseguindo manter o controlo das operações nos restantes mercados. No entanto, os seus problemas não se prendem apenas com o mercado americano, uma vez que noutros mercados a sua aplicação está também debaixo de fogo, como é o caso da Índia que já a proibiu.
[su_button url=”https://www.facebook.com/groups/288621565617066″ target=”blank” background=”#333333″ size=”8″ icon=”icon: gift”]Siga o nosso grupo de Facebook sobre notícias de tecnologia[/su_button]
Não é só nos EUA que o Tik Tok e outras empresas chinesas estão com problemas, a India por exemplo é um destes países. Seria bom informar os leitores sobre isso também.
Bom dia João.
Sim é verdade que na Índia está também com problemas, tendo até já sido banida.
O artigo foi atualizado com essa informação, obrigado!