Microsoft tentou vender Bing à Apple em 2020

A Microsoft tentou negociar com a Apple a venda do seu motor de pesquisa Bing no entanto o negócio não se chegou a concretizar.

bing
Publicidade

Apple e Microsoft falaram sobre a possível aquisição do Bing

O Bing foi o motor de pesquisa utilizado de forma nativa pela Apple entre 2013 e 2017, tendo posteriormente a Apple optado pela Google, até hoje, mediante o pagamento anual de um valor bastante relevante.

Embora o valor exato não seja conhecido, estima-se que a Google esteja a pagar entre 4 a 7 mil milhões de euros anuais para manter a sua posição privilegiada nos equipamentos da Apple.

Embora esta seja uma receita que a Apple não pretende preterir, descobriu-se agora, em informações referentes a um processo judicial entre o Departamento de Justiça Americano e a Google, que existiram conversas com a Microsoft para a aquisição do Bing.

bing

Em 2020, esta possibilidade foi discutida diretamente entre a Microsoft e Eddy Cue, Vice-presidente Senior de Serviços da Apple, tendo esta possibilidade caído sem as negociações terem avançado.

Além do acordo da Google valer uma grande receita, a Apple estava também receosa que a Bing não tivesse qualidade suficiente para fazer frente ao Google, tendo o próprio Eddy admitido que o motor de pesquisa da Google seria o mais potente e versátil e que não haveria alternativa válida.

Já em 2021, ambas as empresas voltaram a conversar sobre esta possibilidade, mantendo o mesmo fim. Para Mikhail Parakhin, responsável pela publicidade e serviços da Microsoft, a Apple tem também interesse em manter o Bing por perto, uma vez que força a Google a negociar e a aumentar o valor que paga para se manter no ecossistema da Apple.

apple iphone google

Com o lançamento do ChatGPT e o investimento da Microsoft na OpenAI, temos assistido a um crescimento relevante do Bing que promete que este se torne mais interessante tanto para a Microsoft como para a própria Apple.

Além de ter equacionado este negócio, a Apple tem também tentado desenvolver o seu próprio motor de pesquisa, um projeto que nunca viu a luz do dia até aos dias de hoje.

Participe no passatempo:
giveaway tribit stormbox micro 2

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X