Natal 2022 – as alterações nos hábitos de consumo dos portugueses

A SIBS partilhou a sua análise realizada aos portugueses durante o período do Natal 2022. O dia 23 de dezembro registou o maior número de compras por segundo de sempre.

O Natal 2022 trouxe consigo o maior pico de transações por segundo de sempre (compras físicas + compras online + levantamento) tendo sido uma época onde houve um grande movimento de dinheiro a acontecer nas diversas plataformas e de diferentes formas.

SIBS InfografiaNatal2022 pdf.io Natal 2022
Publicidade

365 transações por segundo no dia anterior à véspera de Natal 2022

Foi ás 12h12, no dia 23 de dezembro, que a SIBS registou um total de 365 transações por segundo a acontecerem em Portugal. Este foi o maior número de compras por segundo registado desde sempre a nível nacional na rede multibanco.

Neste mesmo dia ocorreu, também, o maior número de compras físicas diárias na rede multibanco, com 82 pontos base acima da média diária do ano. O que significa que este número quase que duplicou face à média de todo o ano.

rede multibanco portugal sibs

O consumo em Portugal durante a época do Natal 2022 aumentou em diversos setores face aos registos do ano anterior. Durante o período de Natal 2022 registou-se um crescimento de 20% em número face a 2021.

As compras online tiveram um impacto mais expressivo com um aumento na casa dos 31% durante o Natal 2022, enquanto as compras físicas registaram uma subida de “apenas” 19% face ao mesmo período em 2021.

O valor médio por compras (física e online), no entanto, registou um decréscimo de 2.6% face ao ano 2021, ficando-se pelos 36.30€.

shopping compras consumidores

As compras online continuam a crescer, com os pagamentos neste tipo de plataformas a registarem um peso de 15% do total de pagamentos verificados em dezembro de 2022, mais um ponto percentual que o registado em 2021.

Também a plataforma MB WAY continua a crescer no mercado nacional e a conquistar, cada vez mais, os portugueses. Seja em compras físicas ou compras online, durante o mês do Natal 2022, os pagamentos em lojas físicas feitos atravavés da plataforma MB WAY cresceram 5x face ao período homólogo de 2020 e as compras online registaram um crescimento de 3x face ao mesmo período.

mb way

Quanto aos setores com maior aumento de pagamentos, aqueles que registaram maior variação do número de compras em dezembro 2022 face ao resto do ano (janeiro-novembro 2022) foram os de Jogos & Brinquedos (setor que cresceu 3,2x), Perfumaria & Cosmética (2,3 x) e Casa & Decoração (2,0x).

nordvpn black friday campanha

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory