Netflix está a localizar utilizadores com grandes margens de erro

A Netflix deu até ontem para os seus utilizadores definirem voluntariamente a sua localização principal, estando agora a definir automaticamente o endereço para quem não o fez.

No entanto, muitos utilizadores têm contestado o facto da localização definida estar longe do real, mostrando que este mecanismo tem uma margem de erro muito acima do que era esperado.

netlfix localizacao casa
Publicidade

Localização de moradas da Netflix apresenta uma margem de erro demasiado grande

Na sua estratégia de acabar com a partilha de contas, a Netflix impôs aos seus utilizadores que definissem uma localização principal do seu serviço que iria servir para verificar se a sessão estava a ser utilizada na habitação ou fora dela.

Esta definição de morada principal era voluntária até ontem, estando a Netflix a definir automaticamente, a partir de hoje, a localização de quem não realizou este procedimento através do historial de acessos e dispositivos.

netflix membros externos

Esta poderia ser uma boa estratégia, mas poderá na verdade tornar-se um grande problema para a plataforma de streaming.

Vários utilizadores têm hoje reportado que a Netflix está a falhar largamente na definição da localização, estando a considerar localidades a dezenas ou, por vezes, centenas de quilómetros da morada real.

Uma vez que a Netflix não pode utilizar os dados de GPS para verificar a localização, está a utilizar uma série de outros dados, com principal destaque na localização do IP público, valores que são considerados muito imprecisos e que podem levar a muitos erros.

Este é, assim, um cenário terrível para uma empresa que pretende começar desde já a bloquear os acessos que considera serem realizados fora da morada principal.

Dado que nem a morada real consegue realmente perceber onde é, surge agora a pergunta de como é que a Netflix irá decidir quando é que um acesso é realizado dentro ou fora de casa, correndo um sério risco de começar a bloquear os utilizadores mesmo quando estes se encontram em casa.

netflix streaming

Como verificar a localização da sua conta?

Para verificar a morada que ficou associada à sua conta, deve aceder às definições da aplicação através da sua Smart TV, uma vez que este é o equipamento que a Netflix considera que deve servir para definir a morada, mesmo que muitos utilizadores utilizem este serviço apenas no computador, tablet ou smartphone.

Caso não tenha a Netflix na Smart TV, pode verificar na mesma esta grande margem de erro na localização, ao aceder ao historial de dispositivos presente nas definições da sua aplicação Netflix.

No nosso caso, mesmo acessos realizados por uma Smart TV, ou seja, algo estático, estão a ser localizados com dezenas de quilómetros de distância da morada onde realmente foi realizado o acesso.

netflix streaming

Estas novas regras da Netflix estão a suscitar imensas críticas e reclamações junto da plataforma, estando já vários utilizadores a cancelar as suas contas em protesto.

Alguns deputados portugueses estão também a tentar levar este tema ao Parlamento de forma a avaliar se estas novas regras são legais ou se podem estar a infringir a lei do RGPD.

Participe no passatempo:
passatempo xiaomi smart band 8

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory