A Nintendo Switch foi um sucesso desde a sua apresentação e, contando as vendas de todas as versões disponíveis no mercado, a consola da empresa japonesa conta com mais de 125.6 milhões de unidades vendidas em todo o mundo.
Estes números colocam assim a Nintendo Switch em segundo lugar no ranking das consolas mais vendidas de sempre em todo o mundo, logo atrás da icónica PlayStation 2.
Nintendo Switch marcou a sua presença num mercado dominado pela Sony
Segundo os dados avançados pelo SafeBettingSites.com, a Nintendo Switch atingiu as 125.6 milhões de unidades vendidas em Março de 2023, um número que ultrapassa os da PlayStation 4 em 8.6 milhões de unidades vendidas.
Apesar de tudo, o mercado das consolas é dominado pela Sony, que conta com 3 equipamentos presentes no Top 5 das consolas mais vendidas de sempre em todo o mundo, ocupando o primeiro ligar com a PlayStation 2 que vendeu mais de 155 milhões de unidades.
O feito atingido pela Nintendo com a totalidade de vendas da Nintendo Switch, Switch OLED e Switch Lite é um feito difícil de atingir devido à forte concorrência no mercado, e a tendência agora é que os números comecem a estabilizar. Segundo a mesma fonte, entre 31 de Março de 2022 e 31 de Março de 2023 a empresa terá vendido 17.97 milhões de consolas.
Os números podem até parecer grandes, mas comparados com o mesmo período um ano antes, foi um decréscimo de 22% dos números de vendas. A própria empresa conta que as vendas continuem a descer daqui para a frente, sendo esperado uma queda de 16.5% para 2024.
Em termos comparativos, a PS4 encontra-se em terceiro lugar no ranking, com menos 8.6 milhões de unidades vendidas quando comparada com a Nintendo Switch e o quarto lugar é ocupado pela PlayStation, com menos 23.2 milhões de consolas vendidas que a Switch.
A Nintendo Wii consegue manter o quinto lugar do ranking, com um total de 101.6 milhões de unidades vendidas ao longo dos anos em que esteve no mercado. logo de seguida encontramos ainda a PS3 e a Xbox 360 que contam com 87 milhões e 85.8 milhões, respetivamente.
Mais de 114 milhões de jogadores ativos anualmente
O facto de a Nintendo Switch poder ser uma consola portátil e, também, uma consola fixa para jogar num ecrã grande foi um fator que agradou bastante aos jogadores e poderá ter sido o maior ponto diferenciador que levou aos resultados obtidos pela japonesa.
Segundo os dados da própria Nintendo, em Março de 2019, no período compreendido entre Março de 2018 e Março de 2019, a empresa contava “apenas” com 35 milhões de jogadores ativos anualmente. Este valor aumentou para 87 milhões nos dois anos seguintes, ou seja, em 2021.
Em Março de 2022 era possível contar com 103 milhões de jogadores ativos no universo Nintendo. Em Março de 2023 a gigante japonesa conta com mais de 114 milhões de jogadores ativos anualmente.
Participe no sorteio: