A Nokia é uma marca com bastante história no mundo da tecnologia, tendo liderado o mercado dos telemóveis durante vários anos.
No entanto, com a evolução para os smartphones, a marca perdeu o comboio e acabou por perder a sua relevância. A sua segunda vida surgiu pelas mãos da Microsoft, potenciado pelo Windows Mobile, mas acabaria também por cair com o fim do sistema móvel da marca americana.
Mais recentemente, a HMD Global pegou na afamada marca e relançou-a no mercado dos smartphones, apostando no sistema Android como sistema operativo.
Embora o início tenha sido prometedor, a marca tem tido algumas dificuldades em se impor, estando longe do topo de vendas do mercado dos smartphones.
No entanto, a Nokia continua a lançar novidades e poderá surpreender ao ser uma das marcas que irá adotar o HarmonyOS, estando prevista a sua estreia com o Nokia X60.
Nokia X60 terá HarmonyOS como sistema operativo
Depois do acesso ao software da Google ter sido interdito pelo governo americano, a Huawei centrou os seus esforços para desenvolver o seu próprio sistema operativo.
Este trabalho resultou no HarmonyOS, um novo sistema operativo da marca chinesa que, embora ainda baseado em Android AOSP, irá permitir adaptar-se a todos os tipos de equipamentos.
Depois de anunciar o HarmonyOS 2.0, a Huawei revelou que existiam outras marcas interessadas em usar este novo sistema, uma iniciativa que começa agora a ser oficializada.
Segundo alguns rumores, a Nokia prepara-se para apresentar uma nova série de equipamentos topo de gama, o Nokia X60 e X60 Pro, que irão integrar o novo sistema operativo da marca chinesa.
Estes equipamentos deverão trazer um sensor principal de 200 MP (embora este valor deixe muitas dúvidas), um ecrã curvo, uma bateria de 6000 mAh e suporte para 5G.
Caso se confirme, este será um grande reforço para o novo sistema da Huawei, que irá depender do apoio das restantes marcas para se destacar num mercado muito leal ao Android e ao iOS.