Nokia irá lançar smartphone de gama média com HarmonyOS

A Nokia é uma marca com bastante história no mundo da tecnologia, tendo liderado o mercado dos telemóveis durante vários anos.

No entanto, com a evolução para os smartphones, a marca perdeu o comboio e acabou por perder a sua relevância. A sua segunda vida surgiu pelas mãos da Microsoft, potenciado pelo Windows Mobile, mas acabaria também por cair com o fim do sistema móvel da marca americana.

Mais recentemente, a HMD Global pegou na afamada marca e relançou-a no mercado dos smartphones, apostando no sistema Android como sistema operativo.

Embora o início tenha sido prometedor, a marca tem tido algumas dificuldades em se impor, estando longe do topo de vendas do mercado dos smartphones.

No entanto, a Nokia continua a lançar novidades e poderá surpreender ao ser uma das marcas que irá adotar o HarmonyOS, estando prevista a sua estreia com o Nokia X60.

nokia
Publicidade

Nokia X60 terá HarmonyOS como sistema operativo

Depois do acesso ao software da Google ter sido interdito pelo governo americano, a Huawei centrou os seus esforços para desenvolver o seu próprio sistema operativo.

Este trabalho resultou no HarmonyOS, um novo sistema operativo da marca chinesa que, embora ainda baseado em Android AOSP, irá permitir adaptar-se a todos os tipos de equipamentos.

harmonyOS 2.0 Huawei

Depois de anunciar o HarmonyOS 2.0, a Huawei revelou que existiam outras marcas interessadas em usar este novo sistema, uma iniciativa que começa agora a ser oficializada.

Segundo alguns rumores, a Nokia prepara-se para apresentar uma nova série de equipamentos topo de gama, o Nokia X60 e X60 Pro, que irão integrar o novo sistema operativo da marca chinesa.

nokia x60

Estes equipamentos deverão trazer um sensor principal de 200 MP (embora este valor deixe muitas dúvidas), um ecrã curvo, uma bateria de 6000 mAh e suporte para 5G.

Caso se confirme, este será um grande reforço para o novo sistema da Huawei, que irá depender do apoio das restantes marcas para se destacar num mercado muito leal ao Android e ao iOS.

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Publicidade