Novas tecnologias podem ser prejudiciais devido ao uso prolongado

A campanha “Olhe Pelas Suas Costas” alerta para o facto das novas tecnologias estarem a afetar, cada vez mais, as crianças e adolescentes que começam a queixar-se de dores de costas que não chegam a desparecer de vez.

Estas dores são o foco da campanha que pretende alertar os pais para o mal que o uso prolongado das novas tecnologias pode ter no crescimento e desenvolvimento dos mais novos que começam a ter acesso a telemóveis e outros equipamentos em idades mais precoces.

image 50 novas tecnologias
Publicidade

“Pescoço da SMS” é um problema criado pelas novas tecnologias

Já lá vai o tempo em que as SMS eram a moda das gerações mais novas. No entanto, esta época gerou um nome para o facto de “todos” os jovens estarem constantemente a olhar para baixo para ler ou responder a uma mensagem de texto.

jovem novas tecnologias telemovel crianca smartphone

“Pescoço da SMS é uma expressão que nasce de uma das principais alterações de postura, que surge com as novas tecnologias: passar longos períodos de tempo a olhar para baixo durante a utilização de telemóveis ou tablet.”, explica Bruno Santiago, neurocirurgião e coordenador da Campanha “Olhe Pelas Suas Costas”, alertando: “Queixas de dores cervicais e de cabeça, são cada vez mais frequentes em jovens e adultos, e as más posturas são um dos principais contributos para estas dores”.

image 46 novas tecnologias

Esta postura errada que todos acabamos por ter ao usar as novas tecnologias no dia a dia, resulta da posição da cabeça inclinada e fletida durante o seu uso. Acredita-se que aumenta a prevalência de dores musculares e que, a longo prazo, poderá agravar problemas mecânicos na coluna vertebral e nos ligamentos.

“Quando mantemos esta postura errada durante longos períodos de tempo e recorrentemente, as consequências tendem a agravar-se. Isto acontece também nos adultos, mas nas crianças o impacto é ainda maior pelo tempo que atualmente passam em frente dos ecrãs, aumentado a incidência de contracturas e dores musculares.”, acrescenta Bruno Santiago.

image 47 novas tecnologias

A campanha “Olhe Pelas Suas Costas” deixa algumas dicas para que os pais comecem a ajudar os filhos a não ganharem esta postura errada que, mais tarde, lhes poderá causar dores desnecessárias e que muitas vezes são provocadas pelo uso das novas tecnologias em demasia.

  • A lista de Natal dos mais novos inclui um telemóvel ou tablet? Se calhar os pais deviam pensar duas vezes. Esta é uma época que costuma ser aproveitada para oferecer aos mais novos os que eles mais desejam e insistem em pedir ao longo do ano, que na maioria dos casos inclui algum equipamento tecnológico. No entanto, devido aos problemas associados às novas tecnologias, se calhar poderá ser necessário pensar duas vezes antes de oferecer algo deste género a crianças muito novas.
  • Os equipamentos devem ser segurados com as duas mãos e à altura dos olhos: durante a utilização daquilo que são consideradas as novas tecnologias, +e importante que, em especial os mais novos, mantenham os equipamentos ao nível dos olhos, evitando assim olhar para baixo e inclinar o pescoço por longos períodos.
jovem novas tecnologias telemovel crianca smartphone
  • Pausas frequentes: se a criança começar a sentir algum tipo de desconforto pela utilização dos equipamentos em questão, deverá fazer uma pausa do uso dos mesmos. Exercícios de alongamento e rotação poderão ajudar a aliviar a dor causada no momento. As pausas devem ser realizadas frequentemente de forma a evitar chegar ao ponto de criar este desconforto.
  • O computador também faz parte da lista: apesar de aparentar ser mais benéfico no que diz respeito à coluna dos mais novos (e dos mais velhos), o computador é, igualmente, prejudicial no que diz respeito a este tópico. Quando utilizado de forma incorreta e com a inclinação errada, o computador pode levar a problemas de coluna igualmente graves como os telemóveis ou tablets. O computador deve estar sempre ao nível dos olhos.
jovem novas tecnologias telemovel crianca smartphone
  • Realizar exercício físico regularmente: esta é uma forma de manter o corpo mais ativo e devem ser realizados exercícios que ajudem a fortalecer os músculos do pescoço e dos ombros para ajudar a combater os problemas causados pelo uso prolongado das novas tecnologias
  • Procurar especialistas em casos de maior necessidade: caso comece a notar alterações no formato da coluna dos mais novos, o melhor será procurar a ajuda de um especialista o mais cedo possível para evitar futuras complicações O mesmo se aplica nos casos em que as crianças se queixem constantemente de dores nas costas persistentes sem razão aparente.

Segundo os dados divulgados pela campanha “Olhe Pelas Suas Costas”, 84.3% dos jovens entre os 11 e os 17 anos são sedentários, o que significa que apenas 15.7% dos jovens portugueses praticam, no mínimo, uma hora diária de exercício físico.

jovem novas tecnologias telemovel crianca smartphone

A conclusão é do estudo “Global trends in insufficient physical activity among adolescents: a pooled analysis of 298 population-based surveys with 1·6 million participants”, publicado na revista The Lancet, em 2019. “A facilidade de acesso a tecnologias como telemóveis, tablets e consolas de jogos em fases cada vez mais precoces da vida destes jovens não tem contribuído para inverter esta tendência”, remata Bruno Santiago.

nordvpn black friday campanha

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory