Conheça as novidades da Visa para o mundo físico e digital

A Visa é uma empresa muito conhecida em todo o mundo no que diz respeito a formas de pagamento, tanto físicas como digitais.

Assim sendo, de forma a manter-se a par da evolução tecnológica, a Visa decidiu dar um passo nessa mesma direção e reinventar o cartão tradicional, além de revelar novos produtos para a era digital.

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As novidades foram apresentadas no Visa Payment Forum, em São Francisco, e a identidade digital e a IA generativa foram as temáticas centrais do evento.

Um cartão Visa para diversas contas

A forma como as pessoas pagam e são pagas mudou mais nos últimos cinco anos do que nos últimos 50. Entre a introdução do comércio digital e os dias atuais, com a rápida adoção do contactless, os consumidores evoluíram e adaptaram-se a novas experiências de pagamento.

No Visa Payment Forum Americas, que decorreu em São Francisco, a Visa (NYSE: V) revelou novos produtos e serviços que prometem revolucionar o cartão e responder a futuras necessidades das empresas, comerciantes e consumidores e das instituições financeiras.

“A indústria está num ponto crucial, novas tecnologias, como a Inteligência Artificial generativa, estão a mudar rapidamente a forma como fazemos compras e gerimos as nossas finanças. Anunciámos a próxima geração de experiências de cartões de pagamento, verdadeiramente digitais e nativas. Hoje revelámos novas funcionalidades do cartão e inovações digitais que levarão os consumidores a um futuro mais personalizado, conveniente e seguro.”

Jack Forestell, Chief Product and Strategy Officer da Visa
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Um estudo da Visa revelou que mais de metade dos utilizadores de cartões pretendem ter a possibilidade de aceder a várias contas através de uma única credencial.

 A Credencial Flexível Visa permitirá que, com um único produto de cartão seja possível alternar entre métodos de pagamento, o que coloca o poder de escolha nas mãos do consumidor. O utilizador passa a poder facilmente definir parâmetros ou escolher se quer utilizar o débito, o crédito, ou fracionar o pagamento com o Buy Now Pay Later ou, até mesmo, pagar utilizando pontos de recompensa.

O Visa Flexible Credential está disponível na Ásia e será lançado no final deste verão nos EUA.

Tap to Everything

Existem, segundo avança a empresa em comunicado, seis mil milhões de dispositivos móveis com NFC no mundo , e que possibilitam o pagamento contactless.

No final de 2023, a tecnologia contactless da Visa cimentou-se no mercado como uma das melhores experiências de pagamento, ao atingir uma penetração global de 65%, duas vezes mais do que em 2019.

pagamento nfc smartphone

Este ano a empresa decidiu expandir a experiência e lançar novas utilizações da tecnologia contactless em dispositivos móveis:

  • Tap to Pay: Qualquer dispositivo móvel pode agora ser um dispositivo POS e receber pagamentos.
  • Tap to Confirm: Valide rapidamente a sua identidade quando faz compras online
  • Tap to add card: ainda mais segurança ao adicionar um cartão a uma carteira digital ou aplicação.
  • Tap to P2P (pessoa a pessoa): Permite o envio de dinheiro entre familiares e amigos.

Visa Payment Passkey Service

O roubo de identidade assumiu outros contornos num mundo digital como o de hoje e resultou num aumento significativo de fraudes. Atualmente, a fraude nos pagamentos online é sete vezes superior à verificada nos pagamentos presenciais, segundo avança a empresa no comunicado divulgado.

Para garantir transações mais simples e seguras a empresa desenvolveu, tendo por base as mais recentes normas Fast Identity Online (FIDO), o serviço Visa Payment Passkey, que confirma a identidade de um consumidor e autoriza pagamentos online através de uma rápida leitura dos seus dados biométricos, como o rosto ou a impressão digital.

Nas compras online, as Visa Passkey substituem o recurso a palavras-passe ou códigos de utilização única, a biometria é mais fiável e garante transações menos vulneráveis e ainda mais descomplicadas.

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“Existia a necessidade de ter uma plataforma global de pagamentos online, convergente, interoperável e simples. A tecnologia Visa Passkey foi concebida especificamente para pagamentos e representa uma enorme mudança de paradigma no nosso setor, porque permite confirmar a identidade do utilizador sem interromper a sua experiência de pagamento. O Serviço Visa Payment Passkey aumenta a segurança e reduz o atrito nos pagamentos online – em qualquer dispositivo, website ou local disperso no mundo.”

Jack Forestell, Chief Product and Strategy Officer da Visa

Click to pay + Visa Payment Passkey Service

Num primeiro momento, a empresa está a integrar o Serviço Visa Payment Passkey com o Click to Pay, o que vai proporcionar uma experiência de checkout mais segura e sem falhas.

Em inúmeros mercados, por todo o mundo, a companhia está a estabelecer parcerias com emissores para permitir a integração das duas tecnologias nos novos cartões Visa, o que reduzirá a introdução manual de dados do cartão e de palavras-passe.

Pay by Bank

Apesar das vantaens oferecidas pelo mundo digital, os pagamentos com cartão físico continuam a ser uma forma de pagamento mais segura que os meios digitais. Os pagamentos eletrónicos, como as transferências ACH, ficaram fora da revolução digital.

Com o Pay by Bank, a Visa digitaliza e simplifica os pagamentos conta-a-conta (A2A), e oferece às pessoas mais opções sobre a forma como querem pagar – quer se trate de uma transferência conta-a-conta, de um pedido de empréstimo ou de um pagamento com outra fonte de financiamento, como um cartão de crédito.

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Com a aquisição da Tink, a empresa expandiu-se ainda mais por toda a Europa, oferecendo novas ferramentas inovadoras de gestão financeira e eliminando o atrito existente na experiência de pagamento a milhões de clientes bancários.

A Visa está a trazer esta nova tecnologia para os EUA, para ajudar os clientes a proporcionar experiências bancárias adicionais, sem falhas e sempre protegidas.

Visa Protect para pagamentos A2A

Segundo os dados partilhados pela empresa, a mesma processa mais de 200 mil milhões de transações todos os anos e, para identificar e impedir a fraude em tempo real, analisa 500 elementos de dados em cada transação.

As redes de Pagamentos em Tempo Real (RTP) da companhia em todo o mundo, sobrepõem décadas de experiência na utilização de Inteligência Artificial para mitigar a existência fraude nos pagamentos conta-a-conta em redes RTP.

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Em funcionamento na América Latina e em fase piloto no Reino Unido, o Visa Protect for A2A Payments já está a identificar 60% das fraudes e esquemas de RTP que anteriormente não eram detetados pelas instituições financeiras .

Tokens de dados

Nos últimos 10 anos, a Visa acrescentou segurança ao ecossistema de pagamentos através da tokenização de pagamentos, que removeu do fluxo de pagamento informações sensíveis sobre a conta do titular do cartão.

Atualmente, 29% de todas as transações processadas pela empresa são tokenizadas, com adoção em larga escala por comerciantes e emissores em quase todos os mercados a nível global.

A Visa acredita que os dados de pagamento têm um papel a desempenhar na oferta de experiências novas e melhoradas, em linha com as melhores práticas de proteção de dados, seja na utilização de ferramentas de IA generativa ou na forma como procuramos informação online – a empresa defende que os consumidores devem ter maior poder de decisão.

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Com recursos à tokenização, a Visa oferece através do recurso à inteligência artificial, novas formas das pessoas controlarem os seus dados e de terem melhores experiências de compras.

Os tokens de dados da Visa permitem que os consumidores (com cartões de instituições financeiras participantes no programa), autorizem a partilha dos dados quando fazem compras online, vejam onde foram partilhados e peçam a restituição do acesso a partir da sua aplicação bancária.

Com os tokens de dados, a organização e os bancos participantes permitem uma experiência em que um comerciante pode solicitar o consentimento do consumidor para obter ofertas mais personalizadas enquanto faz compras. Se o consumidor concordar, nos bastidores, a empresa emite um token de dados privado para o comerciante, com informações geradas por IA e com base nos dados de transação do consumidor.

O token de dados pode ser utilizado pelos modelos de IA do comerciante para fornecer ao comprador recomendações em tempo real. A empresa também transmite o token de dados à entidade bancária do consumidor, que regista onde é que os dados foram partilhados, para que o consumidor possa facilmente rever a partilha dos seus dados através da aplicação do banco, e revogar o acesso, se assim o desejar.

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