O que é e como funciona a interface Glyph do Nothing Phone (2)

Um dos maiores destaques do Nothing Phone (2) é a interface Glyph que incorpora 33 LEDs na traseira do smartphone para avisar de mensagens, chamadas e outras notificações.

Saiba como funciona a interface Glyph e o que é possível fazer com estas luzes que já se tornam um ícone dos smartphones da Nothing.

nothing phone 2 interface glyph
Publicidade

O que é a interface Glyph do Nothing Phone (2)?

Muitos se lembram, certamente, das luzes de notificações que eram antigamente integradas nos smartphones.

Embora este seja um componente praticamente abandonado, é incontestável a utilidade de olharmos para o smartphone e sabermos à distância se temos ou não notificações, especialmente se fosse possível configurar diferentes cores para diferentes aplicações.

Com as luzes de notificação a serem praticamente inexistentes, algumas marcas têm adaptado esta ideia, mas ninguém tão bem como a Nothing.

nothing phone 2 interface glyph

Estreada no Nothing Phone (1), a interface Glyph é um conjunto de luzes LED (33 áreas individuais) colocadas na traseira do smartphone que pretende recriar este efeito.

Desta forma, ao olhar para a traseira do Nothing Phone (2) conseguimos rapidamente saber se temos notificações, se nos estão a ligar, ver o estado de carga, o volume, usar como lanterna ou ring light, entre outras utilizações.

nothing phone 2 interface glyph

Como pode ser usada a inteface Glyph do Nothing Phone (2)?

Para a Nothing, a interface Glyph foi desenhada para simplificar a vida ao utilizador e evitar que este tenha de estar constantemente a olhar para o seu smartphone para verificar se tem algo para consultar.

No entanto, e ouvindo os pedidos dos utilizadores que já experienciaram esta interface no Nothing Phone (1), a marca britânica tem colocado mãos à obra para desenvolver novas funcionalidades e abrir estes LEDs a apps de terceiros.

nothing phone 2 interface glyph

Intensidade de luz pode ser regulada

Ao abrir as definições da interface Glyph começamos por escolher se queremos ligar ou desligar as luzes, uma vez que não é obrigatório que elas estejam ligadas ou sejam usadas.

Se pretender ativar, pode regular a intensidade em 3 níveis diferentes ou optar por manter a regulação automática para que a intensidade se adapte à quantidade de luz envolvente.

nothing phone 2 interface glyph

Aviso de notificações e chamadas

Em termos de funcionalidades, começamos pela utilização mais básica e óbvia da interface Glyph, o alerta para novas notificações e para chamadas que estamos a receber.

Chamadas

Ao carregar na opção Toques pode começar por escolher o toque do smartphone. Tem diversas animações de áudio e luz por onde escolher (as luzes podem ser desativadas para ser usado apenas áudio) ou pode carregar a sua própria música.

Depois, pode optar por usar esse toque para todos os seus contactos ou personalizar diferentes toques para contactos específicos.

nothing phone 2 interface glyph

Notificações

Já na parte das notificações, pode também começar por escolher o toque de alerta de notificação.

Depois, pode escolher que aplicações serão alertadas na interface Glyph. As Notificações do Essential são uma nova funcionalidade lançada com o Nothing Phone (2) e, além da aplicação, conseguimos ir ainda ao detalhe e escolher o tipo de notificação que vai ser alertado no Glyph.

nothing phone 2 interface glyph

Por exemplo, ao escolher o Gmail podemos dizer qual a caixa de correio específica do qual queremos ser alertados, no WhatsApp podemos selecionar as conversas específicas que deverão ativar o LED ou, no Instagram, conseguimos selecionar apenas as mensagens do Instagram Direct, apenas os gostos, os comentários, os vídeos em diretos ou outros detalhes específicos da aplicação.

Todas estas notificações selecionadas no Notificações do Essential irão ativar um LED específico no canto superior direito do Nothing Phone (2) e, infelizmente, não há opção de escolher uma cor ou um efeito diferente para diferenciar entre aplicações.

nothing phone 2 interface glyph

Apoio na câmara como Flash, ring light ou aviso de gravação de vídeo

Passando para a câmara, a interface Glyph representa também aqui um papel importante.

Além de poder usar o flash LED no smartphone, pode ainda utilizar toda a interface Glyph como iluminação da sua foto ou vídeo. Desta forma irá comportar-se como um flash distinto que acaba por se assemelhar a uma ring light tendo em conta o tipo de iluminação que oferece. Infelizmente, não é possível regular a intensidade da luz.

nothing phone 2 interface glyph

Ao gravar um vídeo, será também ativo um LED vermelho na traseira do equipamento, alertando visualmente que a gravação está a ocorrer.

nothing phone 2 glyph

Uma lanterna com luz mais uniforme

Tal como acontece na câmara, a interface Glyph pode também ser utilizado como lanterna.

Para isso, basta aceder à barra de ferramentas e manter carregado no botão da lanterna para ativar a iluminação pelo Glyph.

Infelizmente, esta opção apenas pode ser ativa nesta área. Caso acrescente o widget de lanterna ao ecrã de bloqueio só conseguirá ativar o flash normal.

nothing phone 2 interface glyph

Indicador do volume

Passando para um tipo de interação diferente, a interface Glyph apresenta agora um feedback visual sempre que aumenta ou reduz o volume.

Ao carregar no botão respetivo, verá uma das barras LED aumentar ou diminuir consoante o nível de áudio que tem definido.

nothing phone 2 interface glyph

Temporizador visual

Nas definições do Glyph foi agora também adicionado uma nova funcionalidade de temporizador Glyph.

nothing phone 2 interface glyph

Este está só disponível a partir das definições desta interface e permite criar um temporizador onde o utilizador vê o tempo esgotar-se através ao ver uma das barras LED a esvaziar-se.

nothing phone 2 interface glyph

Assim que a luz se apagar, também o tempo selecionado acabou.

nothing phone 2 interface glyph

Flip to Glyph

O Nothing Phone (2) inclui outra funcionalidade bastante útil, o Flip to Glyph.

Ao ativar esta opção, quando pousamos em cima da mesa o Nothing Phone (2) com a traseira virada para cima, este dá um sinal visual que o Flip to Glyph foi ativo e que o smartphone fo colocado em silêncio e que as notificações passarão a ser dadas com as luzes do Glyph.

Isto é especialmente útil em reuniões ou momentos em que queremos colocar rapidamente em silêncio.

nothing phone 2 interface glyph

Compositor de ringtones com som e luz

Outra das novidades apresentadas com o Nothing Phone (2) foi o compositor de ringtones, lançado em parceria com os Swedish House Mafia.

Nesta app temos acesso a diversos botões onde cada um corresponde a um som e luz. Depois, podemos gravar os nossos toques, juntando os vários sons.

nothing phone 2 interface glyph

Luzes de estado para carregamento e Google Assistant

Ao colocar o Nothing Phone (2) a carregar, a interface glyph também irá entrar em serviço ao ligar um zona de LEDs na parte inferior que irá indicar o estado de carregamento do smartphone, para que consiga identificar visualmente o total de carga.

nothing phone 2 interface glyph

Tal comportamento acontece também com o Google Assistant, acendendo uma luz sempre que se inicia uma interação com este.

nothing phone 2 interface glyph

Primeiros passos na integração com terceiros

Um dos grandes pedidos que os fãs da Nothing lançaram no primeiro smartphone foi a possibilidade de abrir a API da interface Glyph a aplicações de terceiros.

Com o Nothing Phone (2) a marca britânica começa a dar os primeiros passos e introduziu o Progresso Glyph, uma secção que conta agora com uma integração da app Uber que permite acompanhar o progresso da viagem olhando apenas para as luzes LED.

Para o futuro são esperadas mais integrações com outras aplicações.

nothing phone 2 interface glyph

Não falta o Easter Egg com a visualização de música

Por fim, surge uma Easter Egg que a Nothing não resistiu em incluir na interface Glyph.

Para o ativar deve seguir estes passos:

  1. Abrir os contactos e adicionar um novo contacto chamado Alakazam.
  2. De seguida, aceder às definições, abrir as definições da interface Glyph, aceder à secção de toques (ringtones) e personalizar um toque específico para o contacto Alakazam.
  3. Ao seguir estes passos, será agora adicionada uma nova opção às definições do Glyph, a visualização de música.
  4. Depois de ativo, basta colocar a reproduzir qualquer música com as colunas do Nothing Phone (2) e as luzes irão criar uma animação de festa ao som da batida.
nothing phone 2 interface glyph

A interface Glyph é realmente útil?

Não existe uma resposta certa a esta questão, uma vez que a utilidade irá depender dos hábitos e usos de cada utilizador.

A interface Glyph do Nothing Phone (2) é especialmente útil quando não queremos ter som no smartphone ou em momentos que não podemos querer ser incomodados, permitindo ser só alertados de notificações importantes.

nothing phone 2 interface glyph

Por agora a sua utilização ainda não é tão ampla como esperado, havendo ainda um grande caminho para maior integração no sistema e com terceiros, caminho este que a Nothing já mostrou que está disponível para fazer.

O Nothing Phone (2) pode ser adquirido com preço a começar nos 679€.

Participe no passatempo:
passatempo xiaomi smart band 8

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory