O que é a latência e porque é importante para os jogos?

Os jogadores são fãs de ligações rápidas. Quer se trate de compras de jogos digitais, jogos para telemóvel ou do mais recente blockbuster para multijogadores, hoje em dia, o divertimento com jogos pode cair a pique sem uma ligação à Internet forte ou caso a latência (ou ping) não sejam os melhores.

Saiba o que é a latência e as sugestões da Devolo para melhorar o ping em sua casa.

oneplus 11
Publicidade

Offline é coisa do passado

Agora, mais do que nunca, os jogos são uma atividade online. Hoje em dia, os jogadores tendem a jogar online com os amigos e, mesmo quando optam por jogos para um jogador, gostam de partilhar vídeos e estados em plataformas de chat.

As compras de jogos digitais estão em constante crescimento. Até os jogos na nuvem, que eram apenas um tópico de nicho, estão a ganhar popularidade.

Por outras palavras, em vez de jogarem no seu próprio hardware, os jogadores têm agora a oportunidade de jogar a partir de um servidor.

No contexto de jogos online e jogos na nuvem, uma ligação online forte é cada vez mais importante.

gaming jogos jovens latencia

Latência: O que é exatamente?

Por estas razões, é ainda mais importante tirar o máximo partido de uma ligação à Internet existente.

Mesmo os jogos convencionais jogados em computadores e consolas domésticas estão a registar um aumento das exigências de largura de banda. Por um lado, o tamanho dos downloads dos jogos e das atualizações é cada vez maior.

Além disso, os jogos para múltiplos jogadores requerem uma ligação rápida e estável ao servidor. E é aqui que entra a palavra latência, frequentemente referida como ping. Obviamente, não se trata do sucessor ao clássico “Pong”, mas sim de uma forma de medir os tempos de resposta numa ligação à Internet.

Por exemplo, a latência é especialmente relevante em jogos online, onde a posição de personagens e objetos é crucial. Quando um jogador efetua um movimento utilizando o teclado ou o comando, este é transmitido ao servidor do jogo, que posteriormente devolve a nova posição do jogador.

Os jogadores com elevada latência recebem as atualizações de posição com atraso e podem observar as personagens do jogo em locais onde tecnicamente já não estão. Isto estraga a diversão do jogo, especialmente quando a velocidade de reação é importante.

A latência é medida em milissegundos e indica o tempo que demora a troca de pacotes de dados individuais. O princípio básico da latência é: quanto mais baixa, melhor. Para jogos de ritmo particularmente rápido, uma latência inferior a 30 é o ideal. Na maioria dos jogos, uma latência superior a 50 prejudica a diversão.

ROG ALLY

Como otimizar a latência

Existem inúmeras ferramentas que medem a latência, incluindo testes de velocidade comuns, como o teste de velocidade Techbit em parceria com a nPerf.

A maioria dos jogos também indica a latência para o servidor do jogo. Isto é importante, pois a latência pode diferir de uma ligação entre dispositivo e servidor para outra.

A causa de uma má ligação também pode estar muito para além das suas próprias quatro paredes. Na sua consola doméstica, é bem possível que um jogo seja praticamente impossível de jogar enquanto outro funciona perfeitamente.

Devolo WiFi 6 Repeater 3000

Se o seu jogo online estiver a arrastar-se, recomendamos que consulte os fóruns e canais das redes sociais oficiais do jogo para descobrir se existe um problema conhecido.

Se não for esse o caso, e os outros jogadores não estiverem a ter problemas, existem várias formas de otimizar a latência:

  • Reinicie o router: Para facilitar as coisas, comece por excluir a ligação do router como possível causa do problema. Desligue o dispositivo da fonte de alimentação durante 10 a 20 segundos e reinicie-o. Isto elimina quaisquer potenciais erros da sua memória, que podem estar a afetar o desempenho.
  • Ligue um cabo: As ligações Wi-Fi atuais fornecem geralmente largura de banda mais do que suficiente para jogos online rápidos. Ainda assim, apesar de todos os avanços tecnológicos, as ligações sem fios são mais suscetíveis a interferências de curto prazo do que as ligações por cabo, e estas notam-se muito mais rapidamente nos jogos do que noutras aplicações. Assim, a ligação de um cabo LAN pode estabilizar a latência.
  • Restrinja o tráfego de dados: A latência flutua com as alterações de carga na rede doméstica. Por outras palavras, se vários fluxos, transferências e carregamentos online estiverem a decorrer em simultâneo, haverá menos largura de banda disponível para os jogos. Para manter os jogos rápidos e ágeis, é melhor não executar muitas outras aplicações em simultâneo. Se puder, desligue completamente os dispositivos desnecessários.
  • Dê prioridade ao tráfego: Os routers e redes modernos oferecem normalmente a possibilidade de dar prioridade ao tráfego com base nas aplicações. Para conseguir a latência mais baixa possível, esta funcionalidade pode ser utilizada para dar ao computador ou à consola de jogos uma ligação prioritária. As soluções de rede doméstica, como o devolo Magic, tratam disto automaticamente.
  • Utilize o servidor correto: Muitos jogos permitem-lhe escolher entre vários servidores. Geralmente, deve selecionar o servidor mais próximo para manter o caminho de comunicação o mais curto possível. Se, no entanto, surgirem dificuldades com este servidor específico, mudar para uma ligação de maior distância pode melhorar a latência.
minibanner thunderx3

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory