O que fazer caso os seus dados tenham sido roubados ou hackeados

Hoje em dia existem cada vez mais perigos online que procuram roubar-nos os nossos dados pessoais e aceder às nossas contas online.

Se descobrir que está a ser vítima de um ataque ou se um serviço hackeado perder os seus dados, isto é o que deve fazer para assegurar a sua segurança online.

Hacker PC Virus Ataque Ransomware Nobelium ciberataques
Publicidade

O que fazer se os seus dados forem roubados ou hackeados?

Certamente já ouviu falar dos ataques informáticos que por vezes surgem a grandes plataformas e onde os atacantes conseguem captar dados dos utilizadores como nomes, moradas, datas de nascimento, emails e mesmo passwords.

Nestes casos, as plataformas têm o dever de alertar para a existência de um ataque de forma a que cada utilizador possa tomar medidas para tornar as suas contas seguras.

Se este é o seu caso, vamos apresentar-lhe algumas dicas que deve servir caso os seus dados tenham sido comprometidos.

cibercrime ciberseguranca hackers internet ransomware malware

Como saber se os seus dados foram tornados públicos num ataque

Antes de irmos às dicas do que fazer, vamos explicar-lhe como saber se os seus dados foram comprometidos.

A melhor ferramenta para este fim é o “have i been pwned?”, uma plataforma que junta os dados tornados públicos nos vários ataques a grandes plataformas e verifica se o seu contacto de email está na lista.

Para isso, basta abrir o site deste serviço, inserir o email e consultar a informação para saber se os seus dados roubados e em que plataforma e data foram perdidos.

O que fazer em caso tenham roubado os seus dados?

Mude a palavra-passe do site comprometido – A primeira coisa que deve fazer sempre que ouvir que um site foi hackeado é entrar nele, iniciar sessão com a sua conta e mudar a palavra-passe. É melhor mudar a password o quanto antes e, de preferência, com uma palavra-passe forte e segura.

Cuidado caso use a mesma palavra-passe noutros sites – Se cometeu a imprudência e o erro de usar a mesma palavra-passe em mais de um site, também terá de ir a todas as páginas onde usou a mesma palavra-passe que tinha no site hackeado e mudá-las. Um atacante que obtenha os seus dados pode tentar usar a mesma combinação de utilizador e palavra-passe noutras páginas.

password palavra-passe

Verifique o acesso às tuas contas – Assim que entrar no site cujos dados foram comprometidos, é recomendável que vá à secção de configurações onde lhe mostra a partir de que dispositivos foi acedida a tua conta, para verificar se há acessos de locais que não reconheces. Se o site tiver esta funcionalidade, também te permitirá terminar sessão nesses dispositivos.

Ative a verificação em dois passos – Caso ainda não o tenha feito, ative a verificação em dois passos em todas as páginas que ofereçam esta opção. Isto garantirá que, mesmo que alguém descubra a tua palavra-passe, ainda terá de passar por um segundo passo, inserindo uma senha extra que recebe no gestor de palavras-passe ou por email, para poderem iniciar sessão.

password senha seguranca

Verifique emails ou mensagens de phishing – Quando há uma filtragem massiva, não apenas as suas palavras-passe são comprometidas, mas também os seus endereços de email e números de telefone. Isto pode levar a que os atacantes que obtenham esses dados o incluam em campanhas de phishing, enviando-te emails e SMS fraudulentos com esquemas e enganos.

Atenção a outros ataques relacionados com os seus dados – Além do seu email e telefone, outros dados podem ser comprometidos. Reveja a informação que tem na sua conta do site hackeado e prepare-se para que qualquer dado possa ser usado contra si.

Reveja os seus métodos de pagamento – Se na conta comprometida tinha associado os dados do seu cartão, tenha muito cuidado com isso. Se a página usava um serviço de terceiros para os gerir, deverá estar a salvo, mas fique atento a possíveis movimentos estranhos na conta bancária. E se tem ligado o PayPal ou outro método digital, preste atenção a pedidos de dinheiro fraudulentos.

Aproveite a campanha:
bluetti prime day

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X