O evento MWC 2021 começou com uma apresentação de todo o ecossistema Galaxy, desde aplicações proprietárias para ajudar na sincronização de todos os equipamentos, à recentemente apresentada SmartTag.
O ponto alto do evento foi, ao contrário do que era esperado, a apresentação do novo sistema operativo, o One UI Watch, que vai ser lançado de forma oficial no próximo smartwatch da empresa sul coreana resultado da parceria entre a Google e a Samsung.
Ligação sem interrupções entre equipamentos
A parceria com a Microsoft que permite uma interligação de todos os equipamentos móveis da Samsung aos computadores com o sistema Windows, foi um dos focos (e o primeiro tópico do evento) da empresa na apresentação no MWC 2021.
A Samsung começou por explicar como é possível receber e interagir com todas as notificações do telemóvel ou tablet em qualquer um dos equipamentos da linha Galaxy e, também, em qualquer computador com o Windows como sistema operativo.
A ligação ao One Drive permite a transferência automática de qualquer conteúdo multimédia entre todos os dispositivos e, ao mesmo tempo, permite manter tudo guardado na nuvem para o caso de algum imprevisto.
Estes são pontos já conhecidos sobre o ecossistema mas que a empresa optou por destacar antes de avançar para o momento de maior relevância de todo o evento.
Novo sistema operativo para smartwatches: One UI Watch
A parceria entre a Samsung e a Google não podia, de todo, ficar de fora de uma apresentação da empresa maioritariamente focada nos smartwatches. A ideia das empresas é juntar o sistema Tizen com o Wear para oferecer uma maior versatilidade do sistema operativos dos relógios.
Não foi ainda neste evento que a empresa decidiu revelar a nova linha de smartwatches, como era esperado por muitos. O sistema operativo foi o foco principal deixando a indicação de que os relógios vão ser apresentados no próximo Unpacked da Samsung, que deve decorrer no final do verão de 2021.
Com o novo sistema operativo, apelidado de One UI Watch, a empresa promete uma autonomia maior nos equipamentos assim como mais variedade de aplicações, uma vez que as apps da Play Store otimizadas para os relógios passam a estar disponíveis através desta nova parceria.
A parceria entre as duas empresas culminou num sistema maioritariamente inspirado na One UI, a interface utilizada pela Samsung nos smartphones, de forma a facilitar (ainda mais) a interligação entre todos os equipamentos.
Este novo SO vai permitir ainda o acesso a uma maior variedade de mostradores de relógio. As duas gigantes tecnológicas prometem ainda uma melhor monitorização da saúde e das atividades desportivas praticadas pelos utilizadores.
Juntamente com esta novidade foi ainda referido que vai ser, também, lançada uma ferramenta de design de mostradores de relógios aprimorada para facilitar a criação de novos mostradores para o próximo Galaxy Watch.
A sincronização entre os relógios e os telemóveis vai ficar melhor, permitindo a sincronização automática de algumas configurações, a instalação automática de novas aplicações que sejam também instaladas no smartphone entre outras funções que são esperadas com o novo sistema.
Os utilizadores que já têm um smartwatch Samsung não precisam de ficar preocupados com a mudança/introdução de um novo sistema operativo pois a empresa vai continuar a garantir as atualizações durante 3 anos desde a data de lançamento dos equipamentos mais antigos como já era habitual até então.
Segurança no topo das preocupações da empresa
Depois de uma breve conversa sobre o futuro sistema operativo que a empresa promete ser o futuro dos smartwatches, o evento seguiu com uma apresentação focada na segurança informática dos utilizadores Galaxy.
Este ponto é focado na segurança oferecida pelo Samsung Knox que conta com parcerias com diversas empresas de segurança e de grande renome para que estejam o mais protegidos possível aos olhos da empresa.
Ainda no tema da segurança informática, a empresa acredita que com o grande número de pessoas que começaram a ser forçadas a adotar o trabalho remoto devido à pandemia, a aposta na segurança vai continuar a ter um grande aumento a nível global.
Os utilizadores podem contar com até 5 anos de atualizações de segurança, na maioria dos equipamentos Samsung, segundo o que foi avançado no evento digital.