A OnePlus apresentou este ano a série OnePlus 8 que, além de elevar a fasquia de preço da marca, elevou também a qualidade geral destes equipamentos.
Foi no OnePlus 8 Pro que vimos chegar as principais novidades, onde, além do já habitual desempenho irrepreensível, se somou um dos melhores ecrãs do mercado e uma melhoria substancial nas capacidades fotográficas.
No entanto, foi neste último ponto que se criou alguma polémica. Se a qualidade fotográfica melhorou significativamente face ao seu antecessor, a verdade é que uma das 4 câmaras que integram este smartphone revelou um “efeito secundário” bastante curioso.
O sensor responsável pelo filtro de cor, com 5 MP, mostrou-se capaz de ultrapassar alguns tipos de plástico e tecidos, permitindo ao utilizador observar na fotografia, em algumas condições, o que estaria por detrás de certos objetos. Popularizado como um “efeito raio-x”, fez com que o OnePlus 8 Pro corresse a internet, mas obrigou também a marca chinesa a tomar uma ação relativamente a este assunto.
OnePlus desativa sensor do OnePlus 8 Pro para corrigir “efeito raio-x”
Após a popularização deste efeito, a OnePlus emitiu uma nota revelando que iria desativar temporariamente a função de filtros de cor de forma a corrigir este problema. Se inicialmente esta atualização estava voltada para a HidrogenOS, a versão chinesa da sua ROM, rapidamente se percebeu que iria ser aplicada à OxygenOS.
Agora, efetivando o que tinha anunciado, os utilizadores com o OnePlus 8 Pro estão a receber uma atualização com o único objetivo de desativar o sensor responsável pelos filtros de cor. Na informação da atualização, a marca chinesa revela ainda que esta função irá regressar num futura atualização durante o mês de junho, embora sem garantir um dia exato para o fazer.
Chega assim ao fim uma função que se revelou bastante popular no mundo da internet, mas cuja remoção foi necessária e nome da privacidade.
Fonte: XDA-Developers