A OnePlus e a OPPO são duas marcas pertencentes ao mesmo grupo, a BBK Eletronics, havendo desde há muitos anos uma relação não oficial entre ambas as marcas.
No entanto, e como já se vinha a suspeitar pelas movimentações recentes da OnePlus, foi agora oficializada a junção das equipas de desenvolvimento de ambas as marcas.
OnePlus e OPPO juntam esforços para desenvolvimento de novos produtos
Desde o seu início que a OnePlus mantém uma cooperação com a OPPO, utilizando alguns dos seus smartphones como base.
Com o crescimento da empresa, a marca chinesa começou lentamente a tornar-se mais independente no desenvolvimento dos seus equipamentos, estratégia esta que tem regredido nos últimos meses.
Além de Pete Lau, CEO da marca chinesa, ter acumulado funções na OPPO, com a chegada da OnePlus Band e do futuro OnePlus Watch, a marca chinesa voltou a apostar no rebranding de equipamentos da sua parceira.
Tal como já se esperava, as duas marcas chinesas vieram anunciar que decidiram juntar as equipas de desenvolvimento com o objetivo de maximizar resultados.
Ao que tudo indica, este processo foi iniciado ainda em dezembro de 2020, tendo agora terminado a sua implementação de forma a que ambas as equipas possam trabalhar de forma coordenada.
Desta forma, a OnePlus e a OPPO irão unir esforços ao estilo da Xiaomi e da Redmi, embora o desenvolvimento se centre no hardware, uma vez que o software continuará a ser trabalhado de forma independente entre marcas.
Esta é assim uma jogada que já acontecia há algum tempo de forma não oficial, tendo agora sido reconhecida pelas marcas, ficando na dúvida se esta decisão motivou a saída de Carl Pei.