fbpx

OnePlus pré-instala serviços do Facebook nos seus smartphones mais recentes

 

No desenvolvimento das suas interfaces Android, várias marcas estabelecem parcerias de forma a pré-carregar alguns serviços e aplicações nos seus smartphones.

O Bloatware tem sido bastante criticado em marcas como a Samsung ou a Xiaomi, mas é algo quase transversal a todas as marcas.

Agora é a vez da OnePlus estar debaixo de fogo devido a este tipo de software, depois de ter sido descoberto que a marca pré-instalou os serviços do Facebook nos seus modelos mais recentes.

Novos modelos da OnePlus trazem pré-instalado serviços do Facebook e app da Netflix

Quem chamou a atenção para este detalhe foi Max Weinbach que, através de um Twitter, partilhou uma captura de ecrã onde exibia a sua aplicação de Instagram a ser atualizada através do Facebook App Manager.

Este comportamento já tinha sido reportado por vários utilizadores no Reddit e, ao que tudo indica, é transversal aos modelos mais recentes (série OnePlus 8 e Nord) com OxygenOS.

Procurando nas aplicações de sistema do Nord, podemos encontrar três aplicações do Facebook para além da rede social (Facebook App Installer, Facebook App Manager e Facebook Services).

Publicidade

Estas apps são responsáveis por instalar e atualizar as aplicações da empresa americana diretamente, não utilizando assim a Play Store para esse processo.

Além disso, a OnePlus passou também a pré-instalar nos seus novos equipamentos a aplicação da Netflix.

Questionada sobre este ponto, a OnePlus confirma a pré-instalação destas aplicações e refere que, através destes serviços, consegue melhorar a eficiência da bateria na utilização do Facebook e que melhora a reprodução em HDR da Netflix.

Weinbach chamou também à atenção do facto de haver pequenos gastos de dados em fundo, algo que poderá ser normal na procura de atualizações, mas que levanta questões sobre que tipo de dados são partilhados com o Facebook.

Além disso, embora as aplicações do Facebook, Instagram e Messenger possam ser desinstaladas, a verdade é que as aplicações que correm de fundo apenas podem ser desativadas, sendo consideradas aplicações de sistema.

Tendo em conta que a série OnePlus 7 não traz estas aplicações de origem, esta foi uma novidade incluída desde o OnePlus 8 e que deverá ser mantida para modelos futuros.

Acompanhe as nossas notícias aqui

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Publicidade