fbpx

Opção escondida nos Xiaomi permite usar sensor de impressões digitais como câmara

De forma a assegurar um desbloqueio mais rápido e seguro, muitas marcas têm integrado o sensor de impressões digitais debaixo do ecrã.

Esta é para muitos a melhorar localização do sensor de impressões digitais, uma vez que permite um desbloqueio mais rápido e natural do smartphone.

No entanto, esta tecnologia apresenta também alguns riscos de privacidade que foram agora descobertos num smartphone Xiaomi.

sensor impressao digital debaixo ecra xiaomi
Publicidade

Sensor de impressões digitais debaixo do ecrã pode ser usado como câmara nos Xiaomi

Embora haja diferentes tecnologias, grande parte das marcas opta por colocar um sensor ótico debaixo do ecrã.

Para este sistema é utilizada uma pequena câmara debaixo do ecrã cujo único objetivo é captar a impressão digital de forma a fazer a autenticação.

No entanto, caso as marcas não assegurem a segurança deste componente, existe o risco de captar mais do que a impressão digital.

Foi precisamente esse problema que um utilizador do Reddit descobriu no seu Xiaomi Mi9T. Ao explorar as suas definições, encontrou uma opção secreta que permitia aceder à imagem captada por esta câmara.

Como podemos ver no vídeo partilhado, esta opção permite transmitir as imagens em tempo real do sensor ótico da Goodix’s.

Embora a resolução e qualidade sejam muito reduzidas para que efetivamente se consiga ver algo na imagem, esta é uma grande falha de segurança que a Xiaomi deixou acessível a qualquer um e que pode ser facilmente explorada para outros fins.

Segundo Mishaal Rahman da XDA-Developers esta é uma falha do próprio sistema da Xiaomi, não havendo qualquer problema relacionado com o sensor, e que deve ser corrigido o mais rapidamente possível.

Siga o Techbit no Facebook

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Publicidade